Ação Social

Uma jornada em Rede

Em 2024, as ações sociais da Rede Salesiana Brasil (RSB) ampliaram seu alcance por meio de projetos inovadores, mobilizações em rede e iniciativas de apoio às questões sociais mais necessárias.
Carolina Neves de Oliveira

Olhar para o passado é traçar um mapa que guia nossos passos ao futuro. Em 2024, a Rede Salesiana Brasil (RSB) reafirmou seu compromisso com o carisma de Dom Bosco, dedicando-se ao fortalecimento das ações sociais em todo o território nacional.

Diversas iniciativas destacaram o protagonismo da ação salesiana, como o Encontro Nacional da Ação Social Salesiana (ENAS 2024), que trouxe o tema “Manifesto às Juventudes: da Inspiração à Ação” e mobilizou educadores e jovens em torno do carisma salesiano e do compromisso com a justiça social. Também como o Encontro Continental de Obras e Serviços Sociais Salesianos da América, realizado pela Rede América Social Salesiana (RASS) e Rede Salesiana Brasil (RSB).

Entre os muitos marcos do ano, destacaram-se a participação ativa da ação social da RSB no Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social, com a eleição de Carlos Nambu para a coordenação, ampliando o impacto da Rede na formulação de políticas públicas. Além disso, sob a liderança da diretora-executiva, irmã Silvia Aparecida da Silva, a colaboração com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos demonstrou a capacidade da RSB de articular teoria e prática na defesa dos direitos de crianças, adolescentes e jovens.

Compromisso com as populações tradicionais
Cabe ressaltar a realização da II Assembleia Jovem Yanomami, que foi um marco no fortalecimento do protagonismo juvenil indígena. Este evento possibilitou um espaço de diálogo, capacitação e mobilização em defesa dos direitos das juventudes Yanomami, evidenciando a presença ativa da RSB nas causas indígenas. Além disso, os missionários salesianos ampliaram sua atuação em aldeias remotas da Amazônia, graças à aquisição de novos motores de popa, doados pela organização Missões Salesianas. Esse suporte logístico permitiu levar educação, assistência pastoral e apoio comunitário a regiões de difícil acesso, consolidando o compromisso salesiano com as populações tradicionais.

Ecoando o cuidado da Casa Comum, a RSB teve participação ativa na articulação da Igreja rumo à COP30, reforçando o alinhamento da ação social salesiana com os desafios globais da sustentabilidade. Por meio de encontros promovidos em parceria com outras organizações, a RSB fortaleceu seu papel como agente de transformação ambiental e formação de lideranças juvenis comprometidas com a justiça climática.

Participantes do Sínodo Salesiano dos Jovens visitam a casa em que São João Bosco viveu quando criança
A obra social Casa Bosconia, em Bogotá, Colômbia, oferece diversas oficinas de música e artes.
Há várias obras sociais salesianas voltadas a apoiar e ajudar na recuperação de jovens que foram recrutados como crianças-soldados em países como Colômbia e Libéria.
Alunos em obra social salesiana nas Filipinas.
Acampamento de férias organizado pela Família Salesiana em Leópolis, na Ucrânia.

As conquistas de 2024 consolidam a RSB como uma referência em ação social e defesa dos direitos humanos.

Dia de Doar UPV
A campanha do Dia de Doar UPV também teve como pauta a sustentabilidade e, em 2024, consolidou-se como um evento de mobilização nacional, promovendo a cultura da solidariedade em diversos estados do Brasil. Em parceria com organizações sociais e voluntárias, a ação contou com uma programação diversificada, incluindo campanhas de arrecadação, eventos culturais e ações educativas em comunidades públicas.

A adesão de escolas, obras sociais e oratórios festivos em todas as regiões ampliou o impacto da iniciativa, permitindo que milhares de pessoas se engajassem em projetos de transformação social. A força do movimento foi evidenciada em iniciativas como campanhas digitais de conscientização para o cuidado com a casa comum, arrecadação de alimentos, recursos financeiros e o engajamento de jovens líderes, que conduziram ações de mobilização em suas comunidades, tornando o Dia de Doar UPV uma plataforma poderosa para a construção de redes de solidariedade em escala nacional.

Protagonismo juvenil
Outro destaque foi o protagonismo de adolescentes e jovens no Programa de Socioaprendizagem. O processo de eleições de novas lideranças juvenis, inspirado no modelo democrático do Poder Executivo, fomentou a cidadania e a inclusão de jovens em espaços decisórios. Além disso, a aprovação de um jovem aprendiz para integrar o Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), órgão vinculado ao CONANDA, reafirmou a capacidade da RSB de contribuir para a formação de lideranças sociais comprometidas.

Foram realizados ainda: a abertura de novos oratórios festivos e diários, formação de novas parcerias internacionais, o lançamento do Relatório de Impacto Social, Educacional e Pastoral e a promoção de projetos culturais e ambientais. Abrimos nossas casas para receber jovens voluntários de outros países. Enfim, realizamos uma série de atividades com o mesmo propósito: educar e evangelizar as juventudes.

As conquistas de 2024 consolidam a RSB como uma referência em ação social e defesa dos direitos humanos. Para 2025, o foco será aprofundar os impactos gerados, ampliar o trabalho em rede e fortalecer a formação de jovens líderes em um contexto global de desafios sociais e climáticos.

Assim, a Rede Salesiana Brasil segue fiel ao legado de Dom Bosco, educando e evangelizando por meio do serviço aos mais vulneráveis e da promoção da dignidade humana.

Carolina Neves de Oliveira é coordenadora Nacional da Ação Social da Rede Salesiana Brasil e coordenadora Inspetorial da Ação Social da Inspetoria São João Bosco.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Publicidade UPV

A seguir
União Pela Vida

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil