Notícias Internacionais

1. A Irmã Maria Troncatti, FMA, será declarada santa

No dia 25 de novembro de 2024, o Santo Padre, Papa Francisco, recebeu em audiência o Cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos. Durante a audiência, o Sumo Pontífice autorizou o mesmo Dicastério a promulgar o Decreto sobre o milagre atribuído à intercessão da Beata Maria Troncatti, religiosa professa do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, nascida em Córteno Golgi (Itália) em 16 de fevereiro de 1883 e falecida em Sucúa (Equador) em 25 de agosto de 1969.

Com este ato do Santo Padre, abre-se o caminho para a canonização da Bem-aventurada Maria Troncatti. A data da canonização será decidida pelo Sumo Pontífice durante um Consistório ordinário. “Esta notícia é motivo de gratidão a Deus e de grande alegria para toda a Família Salesiana, em particular para o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, para a Diocese de Bréscia, que deu à luz a futura Santa, e para o Vicariato Apostólico de Méndez (Equador), onde Maria Troncatti viveu a sua vida missionária. A canonização de Maria Troncatti é um sinal de esperança por seu forte testemunho de transmissão de vida e fé às novas gerações e aos povos indígenas da floresta amazônica - sua “pátria do coração”. Mulher de reconciliação e de paz, tinha o dom de uma maternidade que tocava os corações”, comentou o padre Pierluigi Cameroni, SDB, postulador Geral das causas salesianas.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS e Portal FMA

2. Catacumbas de São Calisto, objetivo privilegiado de peregrinação no Ano Santo

A Comunidade Salesiana de São Calisto, em Roma, responsável pelo conjunto de catacumbas que leva o mesmo nome, convida a Família Salesiana de todo o mundo a, durante o Ano Jubilar, visitar as Catacumbas de São Calisto – um tesouro único de esperança confiado à Congregação Salesiana.

A proposta foi feita pelo próprio Santo Padre Francisco, que, em seu discurso aos participantes da Sessão Plenária da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sagrada, em 17 de maio de 2024, afirmou: “Neste grande Evento, as Catacumbas Cristãs serão naturalmente um dos destinos mais significativos. O tema do Jubileu 2025 – ‘Peregrinos de Esperança’ – encontra uma declinação singular e evocativa nos percursos das Catacumbas. Ali encontramos os muitos sinais da antiga peregrinação cristã […]. Nas catacumbas, tudo fala de esperança. Fala de vida além da morte, de libertação dos perigos e da própria morte através da Obra de Deus, que em Cristo, o Bom Pastor, nos chama a participar da bem-aventurança do Paraíso [...]. As Catacumbas, sendo ‘cemitérios’, isto é, ‘dormitórios’, testemunham a expectativa, a esperança do cristão que crê na Ressurreição de Cristo e na ressurreição da carne”.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

3. Cinquenta anos do Centro Salesiano de Formação Permanente na América

Em solene Eucaristia, celebrada em 4 de dezembro de 2024, o Centro Salesiano de Formação Permanente na América (CSFPA), localizado em Quito, Equador, iniciou a celebração do seu 50º Aniversário. O evento marca o início de um ano dedicado a agradecer o legado recebido e a refletir e projetar o futuro desta casa salesiana, que, desde 1972, é um lugar pensado para responder aos desafios dos jovens do Continente mediante opções salesianas.

Em todos estes anos, o Centro acompanhou gerações de salesianos, membros da Família Salesiana e leigos, que em sua missão atualizam o carisma de Dom Bosco na América. “Agradecemos a Deus por esta história de plantio, esperança e colheita. Olhamos para o futuro com a esperança de que Deus seja fiel e continue a nos inspirar” comentou o padre Manolo Pérez, SDB, diretor da obra.

Fonte: Marco Padilla – Agência Info Salesiana – ANS

© Serviço Fotográfico Vaticano – Vatican Media

4. Agradecer, repensar, relançar: rumo ao 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária Salesiana

Em 11 de novembro de 2024, a Família Salesiana relembrou o distante 1875, quando partiu de Turim, na Itália, a Primeira Expedição Missionária Salesiana! A lembrança desse importante evento abriu as comemorações do 150º aniversário, que será celebrado em 2025. O slogan escolhido para a ocasião nos ajuda a entrar nesse aniversário: Agradecer, repensar, relançar.

Agradecer: Agradecemos a Deus pelo dom da vocação missionária que permite hoje aos filhos de Dom Bosco chegar aos jovens pobres e abandonados em 137 países.

Repensar: É uma ocasião propícia para repensar e desenvolver uma visão renovada das missões salesianas à luz de novos desafios e novas perspectivas que levaram a novas reflexões missionológicas.

Relançar: Não temos apenas uma história a recordar e pela qual somos agradecidos, mas também uma história a ser ainda realizada! Olhamos para o futuro com zelo missionário e entusiasmo renovado para atingir um número ainda maior de jovens pobres e abandonados.

As celebrações do 150º aniversário acontecerão principalmente em nível inspetorial. A nível de Congregação, o novo Reitor-Mor presidirá o envio missionário no dia 11 de novembro de 2025 na Basílica de Maria Auxiliadora, em Valdocco. Ao longo do ano, também serão realizados eventos como o Seminário Continental, de 4 a 7 de junho, na Argentina – o destino dos primeiros missionários salesianos – e o Congresso Missionário Salesiano Americano, de 19 a 22 de maio.

Fonte: Agência Info Salesiana – ANS

5. Abertura do triênio de comemoração da primeira expedição missionária FMA

No dia 14 de novembro de 2024, em transmissão ao vivo de Roma, a Madre-Geral do Instituto das FMA, Madre Chiara Cazzuola, abriu oficialmente o triênio para o 150º aniversário da Primeira Expedição Missionária das Filhas de Maria Auxiliadora.

Foi em 14 de novembro de 1877, que Irmã Ângela Vallese (23 anos), Irmã Joana Borgna (17 anos), Irmã Ângela Cassulo (25 anos), Irmã Ângela Denegri (17 anos), Irmã Teresa Gedda (24 anos), Irmã Teresina Mazzarello (17 anos), junto a dom Tiago Costamagna e ao grupo de Salesianos de Dom Bosco de partida para a terceira expedição missionária, inauguram uma nova etapa na vida do nascente Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora: as missões. Acompanhadas por Madre Mazzarello, e tendo recebido a comunhão e a bênção de Dom Bosco, iniciaram a viagem a bordo de um navio para o Uruguai.

Preparando o 150º aniversário da primeira partida missionária, o Instituto das FMA viverá um triênio inspirado no lema: “Agora é o tempo de reavivar o fogo” (cf. Maria D. Mazzarello, Carta 27) apresentado por Madre Chiara Cazzuola na Circular 1038 em que é indicado o objetivo: “Celebrar com coração agradecido o ardor missionário do Instituto para reavivar, no hoje da contemporaneidade, o impulso profético do nosso carisma como dom à Igreja e à humanidade”.

Fonte: Portal FMA

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Opinião

A seguir
Notícias Nacionais

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil