O Instituto Nossa Senhora da Glória – INSG/Castelo, em Macaé, RJ, realizou a segunda edição da campanha Rotas Circulares, iniciativa que mobiliza famílias, estudantes, colaboradores e educadores em prol do descarte correto de livros e cadernos usados. A ação está alinhada à encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco, e ao compromisso Salesiano com o cuidado da Casa Comum.
Na primeira edição, graças ao engajamento coletivo, a escola arrecadou 3,5 toneladas de materiais que seriam descartados. O volume expressivo ganhou destino ambientalmente responsável, integralmente encaminhado para reciclagem e transformado em novos cadernos e papéis, destinados a estudantes em situação de vulnerabilidade.
Para a professora Priscila Sousa, incentivadora do projeto, o impacto vai além dos números. “Esse bem faz parte do nosso compromisso como referência em educação e na formação para a consciência ambiental. Esse sucesso é de todos nós: professores, alunos e famílias para um bem maior”, reforça.
Alysson Nogueira
A Rádio FM Dom Bosco 96,1 com sede em Fortaleza, CE, viveu um momento histórico com a inauguração oficial de seus novos estúdios. A entrega da nova estrutura, realizada na noite de 6 de dezembro, marca uma nova fase da emissora, que investe em modernização sem perder sua essência: comunicar, evangelizar e formar famílias à luz do carisma salesiano.
O projeto de reforma contemplou os estúdios de transmissão ao vivo, agora com cenário moderno nas cores da espiritualidade salesiana, ambiente planejado para produção de conteúdo, equipamentos profissionais, câmeras 4K e infraestrutura completa para múltiplos formatos de transmissão. A emissora também passa a contar com um estúdio exclusivo para podcasts, ampliando as possibilidades de criação e alcance de novos públicos.
Roberta Farias
No dia 6 de dezembro, na Capela São José da Escola Salesiana São José, em Campinas, SP, durante a celebração eucarística, os salesianos irmãos Lucas Rodrigues da Cunha e Diogo Daniel da Silva professaram publicamente e perpetuamente os votos religiosos na Sociedade de São Francisco de Sales.
Inspirados pelo lema “Procura fazer-te amar”, expressão tão querida por Dom Bosco, os professos reafirmaram o desejo de viver a consagração religiosa por meio do serviço, da fraternidade e da dedicação aos jovens, pilares do carisma salesiano.
Eduardo Freire - Inspetoria Salesiana de São Paulo
O padre Osmar Augusto Bezutte, SDB, lançou em 7 de dezembro de 2025 o álbum “Alegrai-vos no Senhor” em diversas plataformas digitais, marcando a celebração de seus 50 anos de ordenação sacerdotal. O trabalho reúne regravações de sucessos que marcaram gerações de católicos brasileiros e apresenta cinco faixas inéditas.
Entre as músicas que compõem o álbum está “Profeta dos Jovens”, uma das composições mais conhecidas do padre salesiano. A canção se tornou um hino amplamente utilizado nas comunidades salesianas de todo o Brasil, apresentando São João Bosco como profeta dos jovens e mensageiro da civilização do amor.
A trajetória musical do padre Osmar Bezutte é marcada por contribuições significativas à música católica brasileira. Ao longo das décadas, o sacerdote organizou projetos como o CD “Dom Bosco Amigo dos Jovens”, com 13 músicas inéditas para celebrar o bicentenário de nascimento do fundador da Família Salesiana, além de ter composto hinos e versões para importantes eventos da congregação.
Eduarda Victória - Missão Salesiana de Mato Grosso
O Colégio Salesiano Sagrado Coração de Jesus em Recife, PE, se tornou um grande pátio salesiano com a realização da 29ª edição do Festival da Juventude Salesiana, entre os dias 28 e 30 de novembro de 2025. Aproximadamente mil jovens estiveram presentes e viveram a espiritualidade, a alegria e o protagonismo que marcam o coração da juventude salesiana.
Na abertura oficial, o padre João Carlos, vice-inspetor salesiano, e a irmã Francisca Dias Pereira, vice-inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora, tocaram os jovens com palavras de ânimo, esperança e perseverança; um verdadeiro envio para a vivência do festival.
O Festival da Juventude Salesiana é a festa do compromisso do jovem salesiano. É um momento celebrativo de todas as atividades pastorais da Inspetoria do Nordeste, é também um momento de envio. Em janeiro de 2026, em vista dos 30 anos do festival, será realizada uma peregrinação com a imagem de Dom Bosco por todas as delegações para celebrar o dom do carisma que santifica gerações de jovens.
Inspetoria Salesiana do Nordeste
A Capela do Colégio de Santa Inês, em São Paulo, SP, foi palco de uma celebração eucarística marcante, no dia 29 de novembro de 2025. Vinte jovens estudantes e sete adultos, colaboradores da instituição, receberam a Primeira Eucaristia em uma cerimônia cheia de emoção e significado.
A missa foi presidida pelo Salesiano Padre Justo Ernesto Piccinini, pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, localizada no bairro do Bom Retiro. A celebração simbolizou o encerramento da formação catequética que se desenvolveu ao longo de todo o ano.
O projeto surgiu a partir de uma intuição: um jovemmanifestou o desejo de fazer a catequese durante uma conversa informal com IrmãMaria Auxiliadora Vasallo Grande, responsável pela Pastoral do Colégio. Diversasirmãs FMA da comunidade religiosa da Casa Inspetorial também participaram,apoiando e congratulando-se com o grupo e as catequistas Irmã Solange e IrmãMaria Auxiliadora.
Inspetoria Nossa Senhora Aparecida
A Missão Salesiana de Mato Grosso, através do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), passou a atuar junto à comunidade indígena Warao em Cuiabá. O diácono José Alves de Oliveira é quem representa a MSMT nessa atividade. Desde 2020, grupos da etnia Warao, oriunda da Venezuela, chegam à capital mato-grossense. Eles enfrentam longas rotas, fugindo da fome, da crise econômica e do colapso dos serviços básicos, em seu país de origem, para chegar ao Brasil.
Cerca de 75 pessoas da etnia Warao vivem numa chácara localizada no bairro Nova Esperança, conseguida em doação pelo padre Aloir Pacini para acolher as famílias. Os indígenas mantêm viva sua cultura, praticam a língua original e preservam a fé católica no local.
O acompanhamento da realidade dos Warao é um desafio. Essesindígenas deixaram a Venezuela e vieram em busca de uma vida melhor no Brasil,mas enfrentam muitas dificuldades, incluindo falta de saneamento básico,problemas de saúde, falta de documentação e necessidade de instrução e educaçãodos jovens. A Igreja, a Missão Salesiana, o CIMI e pessoas de boa-vontade veemessa realidade e procuram parcerias e melhorias junto com o povo e para o povo.
Euclides Brites - Missão Salesiana de Mato Grosso
Lideranças das presenças salesianas de todo o país participaramna sede da Rede Salesiana Brasil (RSB), em Brasília, DF, de três importantesassembleias que reuniram, entre os dias 20 e 22 de novembro de 2025, Salesianosde Dom Bosco (SDB), Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) e representantes da RedeSalesiana Brasil.
Abrindo a programação, no dia 20 de novembro, ocorreu a 31ªAssembleia Geral Ordinária da Conferência Interinspetorial dos Salesianos deDom Bosco (CISBRASIL). No mesmo dia, a casa da Rede Salesiana Brasil tambémacolheu a 33ª Assembleia Geral Ordinária da Conferência das Inspetorias dasFilhas de Maria Auxiliadora no Brasil (CIB).
As atividades foram concluídas com a 40ª Assembleia GeralOrdinária da Rede Salesiana Brasil, realizada nos dias 21 e 22 de novembro.Reunindo dirigentes SDB, FMA e leigos de todo o país, o encontro teve comoobjetivo avaliar o ciclo de 2025, fortalecer a cultura de rede e planejarestratégias conjuntas para 2026.
A nova equipe diretiva da Rede Salesiana Brasil, eleita naassembleia, é composta por: padre Ricardo Carlos, diretor-presidente; irmãAlaíde Deretti, vice-diretora-presidente; padre Francisco Inácio Vieira Júnior,diretor-secretário e irmã Maria Américo Rolim, diretora-tesoureira.
Rede Salesiana Brasil
O VIDES Brasil promoveu, nos dias 8 e 9 de novembro de 2025,um Seminário Nacional no Colégio SantaInês, em São Paulo. O encontro reuniu 33 participantes das quatro inspetoriasdas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) no país e contou com a presença dadelegada internacional do VIDES, irmã Annecie Audate, e da inspetora irmãAlaíde Deretti, presidente da Conferência Interinspetorial do Brasil (CIB).
Ao longo dos dois dias, os participantes refletiram sobretemas relacionados ao protagonismo juvenil, cidadania global einterculturalidade no contexto do voluntariado. O encontro reafirmou ocompromisso do VIDES Brasil com a formação integral de voluntários e com apromoção da dignidade humana, da solidariedade e da cidadania ativa.
Equipe de comunicação Seminário Nacional VIDES Brasil