O Departamento Nacional de Animação Missionária dos Salesianos da Itália, em vista da preocupante situação no Oriente Médio, lançou um convite para invocar, nova e comunitariamente, a ‘Pacem in Terris’ (Paz na Terra), no dia 11 de outubro, memória de São João XXIII. O setor dirigiu seu pensamento às comunidades da Inspetoria MOR presentes na Terra Santa e a todos os irmãos, leigos e jovens.
A Animação Missionária Salesiana italiana afirma: “Por meio destas palavras, queremos mostrar todo o nosso apoio e proximidade, recordando, ao mesmo tempo, os laços de solidariedade que unem a Itália Salesiana à Inspetoria do Oriente Médio. Com o projeto MOR, há quase dez anos estamos próximos desta Inspetoria por meio de diversas iniciativas de apoio econômico e de partilha da missão também com os jovens”. O convite termina com o ato de entrega a ‘Maria, Rainha da Palestina’, venerada no Santuário dedicado a Deir Rafat.
A superiora geral do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), madre Chiara Cazzuola, também comunicou as notícias sobre as comunidades das FMA na Terra Santa no início de outubro: “Na Terra Santa as irmãs estão bem e as atividades nas obras estão temporariamente suspensas. Unamo-nos na oração com a intenção forte de paz e continuemos a acompanhar com afeto as nossas irmãs da Terra Santa e de todos os outros países onde estão em curso guerras e violências”.
Fonte: Agência Info Salesiana e Portal das FMA
“Apaixonados por Jesus Cristo, dedicados aos Jovens – Por uma vida fiel e profética da nossa vocação salesiana” é o tema anunciado pelo Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, para o próximo Capítulo Geral dos Salesianos.
O Reitor-mor ilustrou as motivações da escolha do tema, afirmando que ele “é fruto de uma densa e profunda reflexão, levada a termo no Conselho Geral com base nas respostas recebidas das inspetorias e na visão que temos da Congregação neste momento”.
O tema do Capítulo Geral é articulado em três núcleos:
1 – Animação e zelo pela vida verdadeira de cada salesiano.
2 – Juntos – Salesianos, Família Salesiana, Leigos – ‘com’ e ‘para’ os jovens.
3 – Uma corajosa revisão e reprojeção do governo da Congregação em todos os níveis.
O Capítulo Geral 29 (CG29) será realizado em Turim-Valdocco, Itália, entre os dias 16 de fevereiro a 12 de abril de 2025.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Na tarde do dia 23 de setembro, o Reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, encontrou-se com os missionários dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e com as das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), da 154ª Expedição Missionária.
No dia 24, na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Itália, o Reitor-mor presidiu a Concelebração Eucarística durante a qual entregou a Cruz Missionária aos 24 SDB e a Madre-geral, irmã Chiara Cazzuola, as entregou às 13 FMA.
“Hoje fazemos como fez Dom Bosco no dia 11 de novembro de 1875. A vocação missionária é um apelo especial para alguns em nossa comum vocação salesiana. Graças a este apelo – especial – sentimos a vitalidade da nossa Congregação”, disse o Reitor-mor na sua homilia.
Fonte: Agência Info Salesiana
O IX Encontro de Pastoral IUS América, que congrega representantes das Instituições Salesianas de Educação Superior de toda América Latina, foi realizado de 19 a 21 de setembro, sediado pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em Campo Grande, MS. O evento foi coordenado pelo reitor do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Genésio Zeferino, e ocorreu tanto presencialmente quanto virtualmente, com a participação de cerca de 50 pessoas.
A primeira conferência foi apresentada pelo Pró-reitor de Pastoral e Assuntos Comunitários da UCDB, padre Idenilson Lemes da Conceição, que falou sobre “Pastoral Universitária Salesiana: compreensão, desafios e oportunidades”. No dia 20 de setembro, a primeira palestra trouxe como tema: “Percurso da Pastoral IUS América no programa comum: conquistas e orientações da pastoral”, com o professor Roberto Damas, da UDB El Salvador. Em seguida, foram apresentados os relatos sobre a implementação das linhas pastorais em cada IUS e o “Programa Comum e Políticas IUS 2023-2026 – Possíveis ações em conjunto”, com o professor Genésio Silva. Em 21 de setembro, a professora Giselle García Hjarles, da UCSH, no Chile, falou sobre a “Pastoral Universitária e investigação”, na palestra de encerramento do evento.
Fonte: Assessoria UCDB
A Don Bosco Tech Africa’ (DBTA), entidade que coordena a formação profissional salesiana no continente, por meio do projeto “Green TVET” (Formação Profissional Ecológica), está na vanguarda na promoção da conservação ambiental para um futuro sustentável. Para alcançar este objetivo, a DBTA adotou a estratégia “Greening Campuses” (campos ecológicos), que visa tornar os ambientes salesianos cada vez mais verdes e oferecer aos alunos formação teórica e prática em diversas competências ecológicas.
Para garantir a realização deste projeto, de 21 a 23 de agosto deste ano, a DBTA, em colaboração com os especialistas em energia solar George Adwek e Cyprian Njururi, organizou um curso de formação em energia solar fotovoltaica para três especialistas e 13 facilitadores ecológicos de Angola, Quênia, Burundi, Nigéria e Madagascar.
Os objetivos foram: promover as competências dos participantes no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias de energia solar e na aplicação de novos regulamentos de energia solar; desenvolver uma ferramenta de monitoramento e rastreamento de desempenho a ser usada para coletar dados de desempenho dos participantes após a formação, entre outros.
Fonte: Agência Info Salesiana