Editorial

Amor ao Paraíso!

“Desperte em você, tanto quanto puder, o amor ao Paraíso e à vida celestial, e pense muitas vezes sobre este assunto”. Assim escreveu São Francisco de Sales a uma senhora que estava com medo da morte. No mês de novembro, rememoramos os nossos mortos e os santos que nos precederam, lembrando do chamado à santidade. “Santidade que se concretiza na vida cotidiana e no encontro com o outro, como podemos perceber em Dom Bosco, em São Domingos Sávio, em Santa Maria Domingas Mazzarello e em tantos outros modelos de santidade que fizeram de sua vida uma releitura do Evangelho de Jesus”, escreve Fernando Campos Peixoto no artigo publicado neste Boletim com o título “Os jovens brilhem como sinal profético de unidade e concórdia”.

Mamãe Margarida, que celebramos no dia 25 de novembro, é recordada no artigo de Carlos R. Minozzi. Ela viveu o amor ao Paraíso e à vida celestial, nos seus últimos anos de vida residindo com Dom Bosco e os seus jovens no Oratório de Valdocco, “passando a eles valores como honestidade, sinceridade, solidariedade e amizade. E deu-lhes principalmente carinho!”

José Cleuso Matos Cardoso, em seu artigo “Dom Bosco e o enfrentamento do luto”, afirma que ele também vivenciou a dor com a perda de pessoas próximas: seu pai, Francisco Bosco; padre Calosso; padre José Cafasso, Luís Comollo; São Domingos Sávio e sua mãe Margarida. Como passava por essas situações de luto? Como enfrentava e superava as perdas?

Recordando as Memórias Biográficas de Dom Bosco, padre Osmar Bezutte nos narra alguns fatos ligados à grande confiança que nosso fundador depositava na Divina Providência. “Confio na Providência”, dizia Dom Bosco. E assim aconteciam verdadeiros milagres. Sua preocupação era manter toda aquela juventude a ele confiada, e para isso precisava de recursos.

Seguindo os passos do fundador, a União Pela Vida está realizando uma ação, no dia 28 de novembro, chamada “Dia de Doar UPV 2023”. Segundo os organizadores, a Rede Salesiana Brasil une esforços para promover a generosidade, a solidariedade e o cuidado com a Casa Comum, atendendo aos apelos do Papa Francisco na encíclica Laudato Si’ (2015) e em seu complemento, a Laudato Deum. No final do artigo, são apresentadas ao leitor várias formas de participar desse ato de solidariedade. Ligado a este tema, convidamos o leitor para ler o artigo a “Casa Comum como causa comum”, de Amós Santiago de Carvalho Mendes, SDB, e Phelipe de Araujo Sales. Os autores tratam de um tema não muito conhecido e perguntam: “Você já se deparou com o conceito de ‘refugiados climáticos’? Já ouviu falar sobre o ‘racismo ambiental’”?

Completam esta edição do Boletim Salesiano algumas notícias da Família Salesiana pelo mundo: o Reitor-Mor dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime, foi oficialmente criado cardeal pelo Papa Francisco; a Assembleia Nacional da ACSSA (Associação dos Cultores de História Salesiana) reforçou a importância de preservar e divulgar a história e a memória salesianas nestes dez anos de caminhada da Associação no Brasil; e a notícia mais importante para a Igreja nestes meses: a abertura e os trabalhos da Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, como tema “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”.  Por isso convidamos o leitor para ler o artigo “Sinodalidade à luz do carisma salesiano: a comunicação na Igreja”, do padre João Mendonça. Nele o autor aborda a facilidade para a comunicação com a Palavra que tiveram São Francisco de Sales e Dom Bosco. “O uso da Palavra não é monopólio de ninguém, mas da vocação de ser Povo de Deus”.

P. Tarcizio Paulo Odelli
Diretor do Boletim Salesiano Brasil

Expediente

Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847E-mail: ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto de capa
istock.com / Rob Daly

Administração
Maria DantasCisbrasilW3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/6670350-525 – Brasília – DFFone: (61) 3214-2300Home page: www.boletimsalesiano.org.br

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.

Baixe esta matéria em PDF
© 2023 Copyright - Boletim Salesiano Brasil