Em 5 de março de 2025 (Quarta-feira de Cinzas), o Brasil católico se une mais uma vez para iniciar a Campanha da Fraternidade (CF). Neste ano, a CF – considerada a maior campanha de evangelização da América – se debruça sobre o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e traz como lema: “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
Tema e lema foram escolhidos pelo Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acolhendo as sugestões vindas da Igreja Católica em todo o país e celebrando algumas datas importantes, como os 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis; os 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ e os 10 anos de criação da Rede Eclesial PanAmazônica (REPAM), além da realização da COP 30, em Belém, PA, a primeira na Amazônia.
“Novamente, Deus nos chama a vivenciar a Quaresma. Desta vez, porém, com o apelo especial a louvá-lo pela beleza da Criação, a fazer um caminho decidido de conversão ecológica e a vivenciar a Ecologia Integral”, afirmam os organizadores no Texto-Base da CF, o principal material de preparação da Campanha da Fraternidade.
O que é a Campanha da Fraternidade?
Todos os anos, desde 1964, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhe um tema e um lema para chamar a atenção da sociedade brasileiras sobre uma situação problemática. Na Campanha da Fraternidade, o tema é trabalhado com a apresentação de informações sobre a situação escolhida, com a análise sob a ótica do Evangelho e com a proposição de ações que possam ser realizadas no sentido de superar (ou ao menos combater) esse problema social.
Embora o tema e o lema da CF estejam presentes nas reflexões e atividades dos católicos durante todo o ano, a Campanha se concentra no período da Quaresma, já que esse é um momento especialmente dedicado pelos cristãos para o jejum, a reflexão e a conversão. Nesse sentido, a CF não é apenas uma ação social da Igreja, mas sim uma campanha de evangelização.
Ouvir o grito da Terra
A relação entre o tema da Campanha da Fraternidade e a evangelização é bem explicitado no Objetivo Geral da CF 2025: “Promover, em espírito quaresmal e em tempos de urgente crise socioambiental, um processo de conversão integral, ouvindo o grito dos pobres e da Terra”.
“Ou mudamos, convertemo-nos, ou provocaremos com nossas atitudes individuais e coletivas um colapso planetário. Já estamos experimentando seu prenúncio nas grandes catástrofes que assolam o nosso país. E não existe planeta reserva! Só temos este! [...] É preciso urgente conversão ecológica: passar da lógica extrativista, que contempla a Terra como um reservatório sem fim de recursos, donde podemos retirar tudo aquilo que quisermos, como quisermos e quanto quisermos, para uma lógica do cuidado”, explica a CNBB.
Embora a Ecologia seja um tema frequente nas CF’s (veja o box), nesta edição a Campanha aborda o conceito de Ecologia Integral, cunhado pelo Papa Francisco na Encíclica Laudato Si’, e que considera as questões econômicas, sociais, políticas e ambientais como partes interligadas da ecologia. “Tudo está conectado” em nossa Casa Comum, o planeta Terra, afirma o Pontífice. Portanto, todos nós – dos indivíduos aos governos; das instituições sociais às grandes empresas e corporações – somos responsáveis por respeitar e preservar a Criação.
“Para nós, a Ecologia Integral é também espiritual. Professamos com alegria e gratidão que Deus criou tudo com seu olhar amoroso. Todos os elementos materiais são bons, se orientados para a salvação dos seres humanos e de todas as criaturas. Assim, ‘Deus viu que tudo era muito bom!’ (Gn 1,31)”, ressaltam os bispos do Brasil.
Como adquirir os materiais da CF 2025
Todos os materiais da Campanha da Fraternidade 2025 estão disponíveis para venda no site das Edições CNBB
A Oração é um resumo orante e suplicante a Deus daquilo que desejamos com a Campanha da Fraternidade. Confira:
Ó Deus, nosso Pai, ao contemplar o trabalho de tuas mãos, viste que tudo era muito bom! O nosso pecado, porém, feriu a beleza de tua obra, e hoje experimentamos suas consequências.
Por Jesus, teu Filho e nosso irmão, humildemente te pedimos: dá-nos, nesta Quaresma, a graça do sincero arrependimento e da conversão de nossas atitudes.
Que o teu Espírito Santo reacenda em nós a consciência da missão que de ti recebemos: cultivar e guardar a Criação, no cuidado e no respeito à vida.
Faz de nós, ó Deus, promotores da solidariedade e da justiça. Enquanto peregrinos, habitamos e construímos nossa Casa Comum, na esperança de um dia sermos acolhidos na Casa que preparaste para nós no Céu.
Amém!
A Ecologia é uma das questões mais abordadas ao longo dos mais de 60 anos de existência da Campanha da Fraternidade. Veja a seguir como as CF’s trataram o tema: