O Boletim Salesiano Digital deste mês traz como assunto principal a Campanha da Fraternidade 2025 – Fraternidade e Ecologia Integral. Além de tratar especificamente da CF – a maior campanha social e de evangelização das Américas –, o BS procura apresentar ao leitor um pouco do que serviu de inspiração para que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) escolhesse esse tema para o ano de 2025.
Assim, refletimos junto com os leitores sobre o que é Ecologia Integral e como surgiu esse conceito inovador proposto pelo Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si’; e sobre a importância de São Francisco de Assis e sua forma de ver a ecologia, que ele tão bem explicitou, quase oito séculos atrás, no Cântico das Criaturas.
Também aproximamos o tema da CF 2025 do carisma salesiano. Em seu artigo para a coluna Projeto Pessoal de Vida, o Padre João Mendonça, SDB, aponta a preocupação que Dom Bosco já tinha, no século XIX, com o desperdício de recursos. E fizemos uma entrevista com a Irmã Carmelita Conceição, FMA, Inspetora da Inspetoria Nossa Senhora da Amazônia e vice-presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM), que está completando dez anos de existência.
Nessa entrevista, a Ir. Carmelita ressalta: “Nos 10 anos da Rede Eclesial Pan-Amazônica, as juventudes de diferentes faces (indígenas, caboclos, ribeirinhos, quilombolas, extrativistas, migrantes, habitantes de áreas rurais e urbanas de nossas cidades, moradores das periferias e fronteiras) se tornaram uma força que permitiu que a Rede avançasse com os pés no presente, semeando vida e esperança para o futuro da Pan-Amazônia. Eles sofrem as consequências de vários projetos de exploração que afetam o território e pedem à Igreja que continue tecendo redes, aprofundando a consciência amazônica, as questões socioambientais, a espiritualidade ecológica e a justiça intergeracional”.
O foco na educação integral das juventudes, que caracteriza a Família Salesiana, é o segundo tema de destaque desta edição do Boletim Salesiano. Nessa perspectiva, do cuidado com a vida, e em especial com a vida das crianças e dos jovens, a Família Salesiana em todo o Brasil se mobilizou em inúmeras atividades durante o mês de janeiro.
Entre elas, ressaltamos neste BS Digital as já tradicionais Colônias de Férias Salesianas; as Semanas Missionárias e as ações de solidariedade e cuidado nas Missões Indígenas.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Ana Cosenza
Editora do Boletim Salesiano Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Foto de capa
istock.com
Foto editorial
istock.com / Jacob Wackerhausen
Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.