Fraternidade e Ecologia Integral

O que é Ecologia Integral?

Oito passos para entender o conceito de Ecologia Integral e como ele surgiu.
Foto: istock.com / Prostock-Studio
istock / francescoridolfi.com
1 - A Ecologia Integral é um conceito que considera a interligação entre o ser humano, a natureza, o meio ambiente e a dimensão espiritual. Assim, é um conceito de ecologia como sistema.
istock / Prostock-Studio
2 - O conceito de Ecologia Integral foi proposto pela primeira vez pelo Papa Francisco, na Carta Encíclica Laudato Si’: Sobre o Cuidado da Casa Comum, publicada em 2015.
istock / Inside Creative House
3 - De acordo com a Ecologia Integral, a natureza deve ser cuidada e não explorada; e os desafios ambientais não podem ser enfrentados isoladamente, pois a degradação da natureza está ligada às questões sociais, culturais e econômicas.
istock / Punnarong
4 - A Ecologia Integral é inspirada pelo pensamento de São Francisco de Assis: “Todos nós, seres humanos, caminhamos juntos como irmãos e irmãs numa peregrinação maravilhosa, entrelaçados pelo amor que Deus tem a cada uma das suas criaturas e que nos une também, com terna afeição, ao irmão sol, à irmã lua, ao irmão rio e à mãe Terra” (LS, 92).
istock / SeventyFour
5 - No conceito de Ecologia Integral, “tudo está interligado”, como afirma o Papa Francisco: “Se tudo está em relação, também o estado de saúde das instituições de uma sociedade comporta consequências para o ambiente e para a qualidade da vida humana” (LS, 142).
istock / Halfpoint
6 - Dessa maneira, problemas ambientais como aquecimento global, poluição e crise energética estão diretamente relacionados a questões como pobreza, qualidade de vida, exploração e marginalização de parcelas da sociedade. “Não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social, mas uma única e complexa crise socioambiental” (LS, 139).
istock / shironosov
7 - A busca por soluções para este problema também deve ser encarada em sua totalidade, envolvendo desde ações individuais até as institucionais. “As diretrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza” (LS, 139).
istock / pcess609
8 - A Ecologia Integral é um conceito inseparável da noção de bem comum, “princípio este que desempenha um papel central e unificador na ética social” (LS, 156). “Toda a sociedade – e, nela, especialmente o Estado – tem obrigação de defender e promover o bem comum” (LS, 157).
Baixe esta matéria em PDF

Reveja
CF 2025

A seguir
Publicidade

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil