A cidade de Itajaí, SC, recebeu, de 11 a 19 de janeiro, o projeto missionário do Grupo Interinspetorial de Animação Missionária (GIAM), reunindo jovens de cinco inspetorias salesianas do Brasil. A iniciativa aconteceu na comunidade da Paróquia São João Bosco e contou com atividades de visitação às casas, oratório festivo, momentos de retiro e oração, além da convivência fraterna entre os participantes.
O GIAM é uma iniciativa que reúne jovens missionários de diferentes inspetorias salesianas do Brasil para vivenciar uma experiência intensa de missão e partilha. A cada ano, o GIAM acontece em uma inspetoria diferente. Em 2025, além da Inspetoria São Pio X, onde está a presença salesiana de Itajaí, o projeto contou com participantes das inspetorias São Domingos Sávio (Manaus), São Luiz Gonzaga (Recife), Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo) e São João Bosco (Belo Horizonte).
A Missa de abertura, celebrada no domingo (12/01), foi presidida pelo padre Ademir Ricardo Cwendrych, inspetor da Inspetoria São Pio X. Durante a celebração, padre Ademir destacou a essência missionária do batismo e a missão diária de testemunhar a fé. “A missão é todo dia, em todos os lugares onde estamos. É aqui que somos chamados a colocar o nosso batismo em prática. Viver a fé no cotidiano é o que faz diferença na vida das pessoas”, afirmou.
Os 11 jovens participantes, provenientes de diferentes realidades do Brasil, trouxeram na bagagem experiências diversas de animação missionária. Padre Wellington Batista de Abreu, delegado da animação missionária da Inspetoria São Domingos Sávio (Manaus), ressaltou a disposição dos jovens. “Uma das maiores belezas é a vontade deles em aprender coisas novas. Alguns já têm anos de experiência nesse serviço, outros até formam novos jovens, mas todos chegam aqui com o desejo de ampliar seus horizontes”, explicou.
Para padre Wellington, a convivência e a partilha de experiências entre os missionários de diferentes regiões do país são os maiores aprendizados: “O Brasil salesiano se encontra aqui em Itajaí, colocando a serviço dessa comunidade tudo o que tem a oferecer”.
Primeiras atividades
O projeto iniciou com um retiro no domingo (12/01), momento de reflexão sobre desapego e renovação espiritual, guiado pelo texto bíblico de Mateus 14,22-36. Os jovens também tiveram a oportunidade de participar do sacramento da reconciliação e da dinâmica de meditar sobre as palavras agradecer, repensar e relançar, que norteiam este ano celebrativo de 150 anos da primeira expedição missionária salesiana.
Na segunda-feira (13), os missionários visitaram famílias da comunidade próxima à paróquia. A região é atendida pela obra social Parque Dom Bosco, que oferece projetos e cursos para crianças, jovens e adolescentes. A proximidade com as realidades locais é uma das marcas do projeto.
Padre Ademir resumiu a essência do projeto: “É uma semana para compartilhar a vida, sonhar juntos e trabalhar pela evangelização, mas, sobretudo, viver a missão e o carisma salesiano de forma concreta.”
Testemunhos missionários
“Pulsar juntos significa correr atrás do mesmo objetivo, que é priorizar a juventude que a gente tanto ama. Nas partilhas, trazemos nossa realidade e aprendemos com os outros, ampliando nossa visão sobre diferentes situações”. (Eduarda Basílio, Inspetoria São Pio X)
“O GIAM foi uma oportunidade transformadora de mergulhar em águas mais profundas na minha caminhada missionária. Após tantos anos, senti a necessidade de renovar e aprofundar minha espiritualidade, e foi nessa experiência rica em vivências e oração que me permiti ser inundada pelo carisma salesiano, fortalecendo ainda mais meu compromisso com a juventude”. (Vitória Alcantara Santos Costa – Paróquia São João Bosco do Alto da Lapa, Inspetoria Salesiana de São Paulo)
“Essa foi uma das melhores experiências missionária que tive o privilégio de viver e nunca imaginei mergulhar tão fundo em minha espiritualidade. Esse foi o projeto de vida que sempre sonhei realizar. Sou grato à Inspetoria Salesiana de São Paulo por essa oportunidade”. (Denis Alves da Silva, Inspetoria Salesiana de São Paulo)