Semanas Missionárias

Semanas missionárias mobilizam juventude salesiana

Centenas de jovens e adultos das presenças salesianas da Inspetoria São Pio X, no sul do Brasil, e da Inspetoria Salesiana de São Paulo participam de projetos missionários durante uma semana no mês de janeiro, promovendo a vivência da fé e o compromisso com a missão.
Com informações: Eduardo Schmitz – Inspetoria São Pio X e Luis Guilherme da Silva – Inspetoria Salesiana de São Paulo

Na Inspetoria São Pio X, no sul do Brasil, mais de 150 missionários fizeram parte do Projeto Missionário Juvenil (PMJ), Projeto Missionário de Adultos (PMA) e da Expedição Missionária em Rivera, no Uruguai. Em 2025, a comunidade de Itajaí também sediou o projeto do Grupo Interinspetorial de Animação Missionária (GIAM), com jovens de diversas inspetorias do Brasil.

As Missas de abertura, realizadas no dia 12 de janeiro em cada local de missão, marcaram o início oficial das atividades, que incluem visitas domiciliares, oratórios festivos, momentos de oração e ações de evangelização em comunidades. As iniciativas abrangeram projetos no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Uruguai.

Quais são os projetos missionários
O Projeto Missionário Juvenil (PMJ) é voltado para jovens de 18 a 30 anos que vivenciam a Espiritualidade Juvenil Salesiana nas presenças locais através da Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e Grupos de Animação Missionária (GAM).

Já o Projeto Missionário de Adultos é focado na participação de missionários acima de 30 anos e é uma oportunidade de vivenciar o chamado missionário de forma concreta, alinhado à identidade salesiana.

A Expedição Missionária em Rivera é uma iniciativa além-fronteiras que celebra os 150 anos da primeira expedição missionária salesiana, comemorados em 2025. Realizado em colaboração com a Inspetoria do Uruguai, o projeto envolveu jovens com mais de 25 anos, já experientes na animação missionária, para uma vivência fora da Inspetoria São Pio X.

Uma experiência que transforma vidas
Segundo o delegado inspetorial da Pastoral Juvenil Salesiana da Inspetoria São Pio X, padre Sérgio Ramos de Souza, o principal objetivo dos projetos missionários é proporcionar aos participantes uma experiência profunda de Deus. “A partir dessa vivência missionária, de encontro com outras pessoas e de uma forte vivência eclesial e comunitária, o missionário retorna para sua comunidade animado e disposto a continuar participando ativamente da ação evangelizadora local”, destacou.

Além disso, há grandes expectativas quanto aos frutos pastorais dessa experiência. “Esperamos que os projetos ajudem a renovar a experiência espiritual de todos os missionários, salesianos e leigos, e os animem a continuar a vivência missionária nos grupos locais, fortalecendo os GAMs. Também desejamos que este seja um momento forte para refletir a própria vocação e para a animação e renovação das comunidades paroquiais que acolhem os projetos”, afirmou o sacerdote.

Oratórios festivos
Durante os projetos missionários da Inspetoria São Pio X, os oratórios festivos foram uma das atividades centrais para as crianças, proporcionando momentos de diversão, formação e espiritualidade.

O seminarista Kleber Aparecido Silva Oliveira, que participou do projeto em Áurea, RS, compartilhou a importância do oratório dentro do contexto missionário. “O objetivo do oratório nos projetos missionários é favorecer uma retomada ao carisma de Dom Bosco. Tudo que fazemos é expressão da pastoral juvenil e do oratório de Dom Bosco. Sem o oratório, o projeto ficaria incompleto”, explicou Kleber, ressaltando que os oratórios são uma parte fundamental para garantir a fidelidade ao espírito salesiano.

Visitação às famílias
Outro aspecto fundamental dos projetos missionários é a visitação às casas das comunidades, que permite aos missionários se aproximarem das famílias e vivenciarem a missão de forma mais intensa.

Camille Liliane Ferreira, missionária da PMJ em Diamante D’Oeste, PR, relatou que essa experiência proporcionou grandes aprendizados. “Ter corações que pulsam juntos, na minha opinião, é quando várias pessoas se mobilizam para o mesmo propósito. E na PMJ, mesmo com pessoas de vivências diferentes, estamos sempre nos alinhando para o sucesso do projeto”, afirmou.

No Uruguai, em Rivera, Marcelo Rosa das Chagas destacou a importância da acolhida nas visitas às casas. “É fundamental estabelecer uma conexão inicial com a comunidade, especialmente por estarmos em outro país. A confiança mútua facilita a interação com as pessoas”, explicou.

Semana de Ação Missionária Salesiana reúne 400 jovens, em 7 cidades

Entre os dias 4 e 12 de janeiro, a Semana de Ação Missionária Salesiana mobilizou cerca de 400 jovens do Grupo de Animação Missionária (GAM) da Inspetoria Salesiana de São Paulo para vivenciar a missão de evangelizar e levar o carisma salesiano a diversas comunidades.

Os jovens se dividiram em sete localidades: Rio Claro, Barueri, Francisco Morato, Osasco, Limeira e São Paulo (Campos Elíseos), SP; e em Leopoldina, MG. Acompanhados por 40 salesianos, entre formandos e professos, eles dedicaram tempo e energia às atividades missionárias, que incluíram visitas às famílias, animações litúrgicas, momentos de oração e interação com as comunidades locais.

A experiência fortaleceu o espírito missionário e reforçou o compromisso de ser sinal do amor de Deus no mundo, inspirado por Dom Bosco, em um verdadeiro testemunho de fé e serviço, reafirmando o protagonismo juvenil na missão evangelizadora da Família Salesiana.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Juventude

A seguir
Publicidade

© 2024 Copyright - Boletim Salesiano Brasil