Missões

Projetos de férias levam assistência e esperança às missões indígenas

Nas presenças entre os povos originários da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT), o mês de janeiro foi marcado por ações como a Pastoral de Férias e a expedição do Projeto Acadêmico de Assistência aos Povos Indígenas (PAAPI).
Com informações: José Cleudo Matos Cardoso, Euclides Fernandes e Eduarda Victória – MSMT

Formandos da MSMT realizam Pastoral de Férias
De 10 a 26 de janeiro, os formandos (pré-noviços, futuros noviços e pós-noviços) da Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório (Missão Salesiana de Mato Grosso – MSMT) realizaram a Pastoral de Férias nas diversas presenças salesianas, como: Indápolis, Barra do Garças, Rondonópolis, Três Lagoas, Cáceres, Corumbá, Primavera do Leste e Campo Grande, dando destaque também para as Missões Indígenas, a saber: Meruri, São Marcos e Sangradouro. Ao todo, participaram 38 formandos.

Conforme o padre Aldir da Silva, delegado para a Pastoral Juvenil Vocacional e Ação Missionária da Inspetoria, a Pastoral de Férias “é um momento propício para uma mudança de atividades no tempo da formação salesiana”. Desse modo, foram desenvolvidas várias atividades durante esse período. O pré-noviço Gabriel Quadros comentou: “Em minha primeira Pastoral de Férias, tive a felicidade de vir para Sangradouro, comunidade que trabalha em prol dos povos originários xavante. Junto aos irmãos formandos: Ir. Gabriel Coelho, S. Thiago Terto e o pré-noviço José Cardoso, prestamos assistência a toda comunidade. Entre as atividades, destaco a presença dos estudantes de medicina do PAAPI (Projeto Acadêmico de Assistência aos Povos Indígenas), que tem o intuito de trazer mais dignidade para os indígenas da presença”.

Expedição do PAAPI leva saúde às comunidades indígenas
No dia 14 de janeiro, teve início mais uma expedição do Projeto Acadêmico de Assistência aos Povos Indígenas (PAAPI), criado por estudantes de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (UNILUS). Entre os dias 14 e 23, a equipe, formada por 20 acadêmicos e dois médicos, realizou ações de promoção da saúde e prevenção de doenças nas presenças da MSMT entre os povos indígenas, nas comunidades de Meruri, São Marcos e Sangradouro.

O projeto inclui assistência básica à saúde, coleta de dados em visitas domiciliares e iniciativas de medicina preventiva. Os acadêmicos também distribuem medicamentos e vivenciam momentos de troca cultural com os moradores das aldeias.

Em uma publicação no Instagram oficial do PAAPI, os estudantes expressaram sua alegria: “Fomos recebidos com muito carinho pelas missões salesianas e estamos muito felizes e animados para iniciar nosso trabalho nas aldeias”.

Desde sua criação, em 2009, o PAAPI já realizou 15 expedições no Mato Grosso, consolidando-se como uma importante iniciativa de integração entre saúde, ciência e solidariedade.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Dom Bosco Hoje

A seguir
Colônias de Férias

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil