Querida juventude salesiana,
Chegamos à metade do ano de 2025 e quantas coisas já vivemos até aqui, não é?! Vimos situações tristes, como as guerras e os conflitos entre países, provocações e desrespeito na política, violências desordenadas, a enfermidade e a morte de um Papa, desastres da natureza, entre outros.
Mas também vimos muitas coisas boas: a realização da Campanha da Fraternidade 2025, que inspirou a sociedade brasileira a uma maior conscientização sobre toda a criação de Deus; a unidade da Igreja Católica na realização do Conclave; a eleição do Papa Leão XIV; a vivência do Ano Jubilar e tantas outras iniciativas positivas.
E na sua vida? O que já aconteceu até aqui? Por quais situações você já teve que passar? Com certeza, foram muitas experiências — algumas positivas, outras nem tanto. Diversas conquistas, mas também algumas frustrações. Porque assim é a vida: feita de desafios e limites, mas também de superações e aprendizados.
Nos tornando mais fortes
Todas essas experiências contribuem para a nossa formação e crescimento pessoal. Vamos nos tornando mais fortes e sábios à medida que vivemos e refletimos. Inclusive, os acontecimentos negativos podem favorecer nossa formação.
Talvez você me pergunte: “Como os acontecimentos negativos podem me ajudar a crescer?” Simples. Eles nos “desinstalam”, nos convidam à conversão — isto é, a mudar de direção, de caminho. Além disso, fortalecem a nossa fé em Deus, que nunca se esquece de nós.
Deus tem uma memória formidável com relação aos seus filhos. Diante Dele, nenhum de nós é “apenas mais um”. Somos únicos e insubstituíveis para Ele.
Agora que iniciamos o segundo semestre, um tempo em que a rotina pode ficar mais pesada e intensa, eu convido você a lembrar-se sempre da presença de Deus. Tendo fé na sua presença amiga, carinhosa, amorosa e constante. Não podemos desanimar! Deus nos colocou neste mundo para sermos felizes e alegres. Inclusive, na “receita de santidade” dada por Dom Bosco a São Domingos Sávio, um dos ingredientes fundamentais era a alegria.
E temos muitos motivos para sermos alegres. Por isso, peço que você reflita sobre algumas perguntas: Qual é o meu motivo de alegria hoje? Pelo que posso agradecer a Deus? Pela minha vida? Pela minha família? Pelos meus estudos? Pelos meus amigos? Pelo meu emprego? Pela minha saúde? Pelo próprio amor de Deus que nunca cessa em minha vida?
O amor incessante de Deus
São muitas possibilidades, não é mesmo? Mas, entre todas elas, uma é absoluta: o amor incessante de Deus. Desse amor, você não precisa duvidar. Deus sonhou com cada um de nós e, desde então, nos amou. O profeta Jeremias (cap. 1, 5) nos assegura isso quando diz: “Antes que te formasse no seio de tua mãe, eu te conheci; antes de saíres do ventre, eu te consagrei [...] irás a todos a quem eu te enviar e dirás tudo o que te mando dizer. Não tenhas medo deles, pois eu estou contigo para te livrar”.
Portanto, você é escolhido. É conhecido por Deus desde antes da sua formação no ventre de sua mãe. Não pode desanimar, pois Deus está sempre com você: para livrá-lo, para ajudá-lo, para amá-lo.
Por isso, precisamos confiar em toda a nossa força juvenil, em nossas potencialidades e seguir adiante, sem medo, com fé e coragem. Mas tem um detalhe: não podemos guardar o amor de Deus só para nós. Precisamos partilhá-lo para que outros também se sintam motivados e tocados. Por isso, deixo aqui um convite: que tal, neste segundo semestre, pensar numa proposta concreta para demonstrar o amor de Deus a outras pessoas?
Partilhando o amor
Como dizia nosso amado pai Dom Bosco: “Não basta que os jovens sejam amados; é preciso que eles saibam que são amados”.
Você pode estar pensando: “Mas é difícil... Como posso fazer isso? Não tenho tempo, não sei o que dizer, não sei por onde começar”.
Mas eu posso ajudar. Há muitos jovens que sofrem no mundo por diversas razões: sentem-se sozinhos, não se sentem amados, são excluídos, não têm coragem de dar o primeiro passo. E você pode ser luz para essas pessoas. Como? Simplesmente falando do amor de Deus para elas. Você pode, por exemplo:
• Fazer parte de um grupo juvenil salesiano ou da sua comunidade de fé.• Encabeçar iniciativas para acolher outros jovens e ajudá-los a experimentar o amor de Deus.
• Propor à sua escola, colégio ou faculdade uma campanha solidária (como arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças).
• Compartilhar boas leituras ou textos que ajudem a crescer espiritualmente ou a perceber o quanto Deus ama a todos.
Deus é criativo e, como seus filhos, também somos chamados à criatividade no amor. Somos inspirados a criar situações, momentos e ambientes que favoreçam o encontro com Deus e com o Seu amor.
Que tal? Vamos juntos falar mais sobre o amor de Deus e vivê-lo com mais intensidade neste mundo? Mesmo em meio à violência e ao sofrimento, o mundo ainda está aberto à esperança e nós podemos ser sinais e testemunhos de alegria para a transformação desse mundo.
Que Deus continue abençoando e inspirando bons propósitos em sua caminhada para a vivência desse novo semestre que se inicia.