A Rede Salesiana Brasil (RSB), sempre atenta às necessidades das suas obras sociais em todo o Brasil, apresenta uma importante novidade iniciada no segundo trimestre de 2025: o projeto Capta Ação. O objetivo é capacitar de forma contínua e presencial as obras sociais salesianas, impulsionando a cultura e a prática da captação de recursos de maneira efetiva e estratégica.
Sandra Sahd, que até então atuava como captadora de projetos incentivados para a RSB, assume agora o posto de gestora de captação de recursos para as obras sociais da Rede. Com essa nova responsabilidade, ela conduzirá as capacitações presenciais que darão continuidade às atividades iniciadas em 2023 e 2024, quando foram realizadas no formato on-line.
De forma entusiasmada, Sandra Sahd compartilhou: “Para mim, essa oportunidade é um sonho. Sempre imaginei que poderia fazer algo grande e impactante, e agora tenho o privilégio de apoiar as obras sociais salesianas a colocarem em prática tudo o que já sabem fazer. Sabemos que, na captação de recursos, o segredo está na ação — não apenas na teoria”.
O Capta Ação tem como focos a as capacitações presenciais e o acompanhamento contínuo on-line nas diversas obras sociais da RSB. O projeto visa trabalhar diretamente com os gestores e colaboradores das unidades, oferecendo ferramentas práticas para que possam efetivamente colocar em prática a captação de recursos, garantindo a continuidade e o fortalecimento das iniciativas sociais inspiradas pelos valores de Dom Bosco e Madre Mazzarello.
O processo de capacitação foi iniciado em Joinville, SC, com um grupo de colaboradores que já demonstram amadurecimento na captação de recursos, especialmente por meio das leis de incentivo à cultura. A receptividade foi positiva, destacando-se pela abordagem prática e estratégica do projeto. Um dos participantes da Inspetoria São Pio X, da qual a obra de Joinville faz parte, declarou: “Sandra Sahd trouxe um conteúdo relevante e, logo de início, fomos desafiados a pensar em estratégias, metas e prazos de forma objetiva. O trabalho prático é a chave para alcançarmos resultados concretos”.
Neste primeiro semestre, o projeto também esteve presente nas obras sociais: Cidade Dom Bosco, em Corumbá, MS; Crescendo Juntos, em Belford Roxo, RJ e Obra de Defesa da Infância Pobre (ODIP), em Gravatá, PE. Pe. Jair Marques, diretor da Cidade Dom Bosco, relatou que, já na primeira etapa do projeto, o encontro “abriu horizontes para os colaboradores entenderem a importância da captação de recursos para levar adiante os projetos desenvolvidos pela obra Cidade Dom Bosco”.
A ideia central do Capta Ação é avançar de maneira sistemática e progressiva, de modo que, com cada capacitação realizada, mais obras sociais possam se tornar autossuficientes na captação de recursos. Com isso, a RSB espera garantir que o legado de Dom Bosco e Madre Mazzarello continue vivo em cada projeto social, transformando vidas e impactando comunidades em todo o Brasil.