No mês de outubro, participei de um retiro intitulado “Retiro de Opção de Vida”, destinado a jovens aspirantes salesianos. São jovens que se propõem a ingressar na formação salesiana, com o desejo de consagrar a sua vida a Deus, como salesianos padres ou irmãos.
No retiro, eles devem rezar e refletir acerca da própria vocação, buscando compreender o chamado de Deus em sua vida. Além disso, percebem que, seja qual for a vocação – matrimonial, religiosa, sacerdotal ou laical – como cristãos, cada um é convidado a fazer uma opção cotidiana por Jesus. Ele é a fonte, inspiração, sustentação e meta de todas as vocações.
No retiro, eles foram convidados a refletir onde encontram Jesus no cotidiano, quais tempos de sua vida eles reservam para Jesus e quais são os modos que utilizam para manter uma amizade com Jesus.
A centralidade de Jesus
A partir disso, querido jovem, gostaria que refletíssemos acerca da centralidade de Jesus em nossa vida. Jesus foi a sua inspiração diante dos desafios, das dúvidas, do medo? Jesus esteve presente em suas maiores alegrias e conquistas? Você reservou um tempo para estar com Jesus, para contar de sua vida, de seus desejos, de seus projetos?
Caso não tenha conseguido fazer, não se preocupe. Jesus continua permitindo ser encontrado por todos nós, e nunca é tarde para priorizá-lo em nossa vida, em nossas atitudes e opções. Mas, não esqueça: se nós nos dizemos cristãos e seguidores do Mestre, devemos fixar os olhos nele, conhecê-lo, contemplá-lo e amá-lo. Não podemos esquecer de Jesus pelo caminho.
E o final de ano pode ser uma ocasião importante para fazermos uma reflexão, um autoexame acerca do nosso seguimento a Jesus. Para vermos por onde passamos e por onde ainda podemos caminhar, para perceber os acertos e o que ainda precisamos melhorar, para verificar as opções e notar se fizemos boas escolhas, se devemos alterá-las ou mantê-las para que Jesus caminhe conosco.
O tempo do Advento
Neste mês de novembro iniciamos um momento especial, o tempo do Advento. E qual é o significado dessa palavra? Tempo que preparamos o nosso coração para aquele que há de vir: Jesus! Que há de chegar e deseja permanecer em nosso meio. Por isso precisamos nos perguntar: como está o meu coração para receber Jesus? Tenho procurado preparar toda a minha vida para acolher Jesus no Natal? Tenho sido um bom seguidor, uma boa seguidora de Jesus, colocando em prática seus ensinamentos?
E como fazer isso? Como estar mais próximo de Jesus em meu cotidiano? Como preparar o meu coração para a chegada de Jesus no Natal? Como ajustar a minha vida, para que eu me pareça cada vez mais com Jesus?
Jesus caminha conosco
Certamente, você pode começar por encontrar Jesus em sua realidade. No seu trabalho, na sua escola, na sua faculdade. Lembrando-se dele e de suas atitudes em cada ato de sua vida. Compartilhando com ele suas dificuldades, seus desafios, suas alegrias e conquistas. Isso se chama oração, conversa com Deus.
Jesus gosta do cotidiano e se faz presente em nossa vida por meio do nosso cotidiano. Podemos ver isso no chamado a Pedro, que estava na barca, pescando, trabalhando. Jesus entra na barca e faz o convite para que caminhe com ele. Jesus se aproximou, no ambiente de trabalho de Pedro, e permaneceu com ele (Lc 5, 1 -11).
Outro meio seguro de estar com Jesus é na frequência da missa. Lá teremos um encontro pessoal com ele. Estaremos com o coração, o corpo e a mente disponíveis para ouvir Jesus e sua mensagem de amor e esperança. Eu sei que nem sempre é fácil participar da missa durante a semana, mas não deixa de ser uma oportunidade a mais para esse encontro com Jesus e o seu amor.
Outra forma é a leitura atenta, orante e diária dos Evangelhos. Neles, podemos perceber o caminho que Jesus fez neste mundo. As atitudes que teve, os ensinamentos que deixou, as opções que foi fazendo ao longo de sua vida. De modo geral, todo o bem que realizou à humanidade. Sua leitura nunca fica ultrapassada ou sem sentindo, pois a cada vez que os relemos, aprendemos algo novo e o Espírito Santo nos abre os olhos e o coração para algo totalmente diferente.
Prepare-se para caminhar com Jesus
Enfim, são várias as formas que podemos encontrar para que não deixemos de ter um contato diário com Jesus em nossa vida. Você, com a beleza de sua criatividade e com a ajuda do Espírito Santo, sem dúvidas pode encontrar muitas outras formas para garantir que esse encontro do cotidiano aconteça.
Ser seguidor de Jesus significa aprender com ele. E para apreender com ele é preciso conhecê-lo. Todavia, para conhecê-lo, precisamos fazer a opção de vida mais importante: caminhar com Jesus no cotidiano.
Neste tempo do Advento, prepare-se para caminhar com Jesus. Abra oportunidades para que ele possa, verdadeiramente, entrar em sua vida e em sua história, e para que você seja um cristão que, além de conhecer Jesus, procura caminhar com ele todos os dias de sua vida.
Deus o abençoe e o ajude a ter um santo e abençoado Natal!