Em todas as épocas, a Igreja vive o desafio de anunciar o Evangelho com autenticidade. No entanto, talvez nunca como hoje tenhamos sentido tão fortemente a necessidade de evangelizadores com o coração purificado e o olhar voltado para os últimos lugares — como nos recorda o Reitor-Mor, padre Fabio Attard, em sua mensagem: “Do jantar do fariseu ao coração no ministério”.
Evangelizar com humildade e caridade significa permitir que o coração de Cristo modele o nosso, libertando-nos da tentação da aparência, da busca por reconhecimento e da ilusão da proeminência. Na missão educativa e pastoral, o discípulo não ocupa o centro: é servo, é ponte, é presença amorosa. O verdadeiro anúncio nasce quando o educador, o catequista, o animador e o salesiano se inclinam diante dos jovens — sobretudo os mais feridos e esquecidos — e os ajudam a descobrir que são amados por Deus.
Há 150 anos, no dia 11 de novembro de 1875, Dom Bosco mandava seus filhos em missão. Os relatos das Memórias Biográficas e as cartas de Dom Bosco transbordam ternura e confiança: os missionários que embarcaram em Gênova levaram no coração a Estrela do Mar — Maria Auxiliadora — e o desejo de fazer de cada encontro uma oportunidade de evangelização. Hoje, ao celebrarmos 150 anos da chegada dos Salesianos à Argentina, não olhamos apenas para o passado heroico.
É verdade que colhemos muitos belos frutos de santidade. O mais recente é a nova santa da Família Salesiana: Ir. Maria Troncatti. Uma missionária que atravessou o oceano para transformar a vida de muitas pessoas no Equador. Olhamos também para o presente desafiador. Assim como os primeiros missionários cruzaram oceanos, somos chamados a atravessar as novas fronteiras da cultura digital, das mudanças climáticas, da desinformação e das múltiplas formas de pobreza que afetam a juventude.
A irmã Márcia Koffermann recorda, por ocasião da COP 30 em Belém, que combater a desinformação climática é hoje uma forma de evangelizar e cuidar da Casa Comum. Formar jovens críticos, éticos e comprometidos com a verdade é também proclamar o Evangelho da Criação.
O padre João Mendonça, por sua vez, convida a “articular as juventudes em tempos líquidos”. A AJS, em seu jubileu, é chamada a ser bússola e porto seguro num mundo de polarizações, inseguranças e seduções ideológicas. Não basta denunciar os males do tempo: é preciso, com os jovens, construir projetos de vida iluminados pelo Evangelho e sustentados pela esperança.
E é com essa esperança que o Fernando Peixoto faz um apelo simples e profundo: preparar o coração para acolher Jesus. O Advento é o tempo da humildade de Deus, que escolhe vir até nós na fragilidade de uma criança. É também o tempo da nossa humildade: reconhecer que precisamos Dele, que somos aprendizes no caminho do amor.
Ser salesiano hoje — consagrado, leigo ou jovem — é viver com o coração disponível e as mãos ocupadas: servindo, educando, acolhendo, evangelizando. É anunciar com a própria vida que a verdadeira grandeza está no serviço, e a alegria, no progresso dos outros.
Que Dom Bosco, Maria Auxiliadora e todos os que cruzaram mares e fronteiras pela causa do Reino nos inspirem a continuar este sonho missionário com humildade e caridade.
P. Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano – Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Ale R. Jaouhari
Foto de capa
Imagem criada com uso de IA/ Tarcizio Odelli
Foto editorial
Casa Geral Salesiana
Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.