A Equipe de Comunicação Social das Américas (ECOSAM) reuniu-se presencialmente de 31 de agosto a 4 de setembro na cidade de San Lorenzo (Paraguai), na Casa Mornese – casa de encontros e retiros das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) da Inspetoria São Rafael Arcanjo (PAR).
O principal objetivo do encontro foi avaliar o percurso do triênio 2023-2025, reconhecendo conquistas, aprendizados e desafios dos processos comunicativos, bem como elaborar o Planejamento Estratégico para 2026-2028, projetando com esperança e senso de pertencimento as ações educomunicativas em comunhão com o Instituto FMA.
Participaram do encontro a Conselheira Geral para a Comunicação do Instituto FMA, Irmã Maria Ausilia De Siena; as Presidentes de Conferência Irmã Alaíde Deretti (CIB) e Irmã Ángeles Grassi (CICSAL), representando os países Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai; as Coordenadoras de Comunicação das Conferências Interinspetoriais das Américas (CIB, CICSAL, CINAB, CIMAC, NAC); e duas coordenadoras inspetoriais da CICSAL.
Fonte: Ir. Maike Loes, FMA
Por ocasião do cinquentenário do Centro Salesiano de Formação Permanente para a América (CSFPA), o centro multimídia Audiovisuales Don Bosco, sediado em Quito, Equador, produziu um documentário comemorativo sobre o centro salesiano.
A produção apresenta o nascimento do CSFPA e a figura do padre Fernando Peraza, seu fundador, destacando a inspiração que deu origem a um espaço de formação que se tornou um ponto de referência para salesianos e leigos. A obra aborda ainda o plano pedagógico do centro, assim como a metodologia de formação que, nesses 50 anos, já acompanhou gerações, fortalecendo a identidade carismática e o seu empenho pastoral.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
Na festa da Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, 8 de setembro, foi realizado o encerramento do processo diocesano complementar para a Causa de Canonização da Serva de Deus Irmã Antonieta Böhm, Filha de Maria Auxiliadora (1907 – 2008).
Embora o processo diocesano já tivesse sido encerrado em abril de 2024, o Dicastério para as Causas dos Santos solicitou o interrogatório de testemunhas leigas adicionais sobre as virtudes da Serva de Deus. Por esse motivo, um processo complementar foi aberto em fevereiro de 2025.
Durante a sessão, foi entregue a documentação de 24 testemunhas (21 mulheres e três homens), que conheceram de perto a Irmã Antonieta Böhm e testemunharam a sua vida de virtudes heroicas. Todas as testemunhas afirmaram a fama de santidade e os sinais da Serva de Deus e que se dirigiram a ela para pedir suas orações, testemunhando as graças recebidas por sua intercessão.
Também falaram sobre as suas virtudes, sobretudo, a sua caridade, que se manifestava numa bondade para com todos, na sua solicitude pelos pobres e pelas necessidades daqueles que a ela recorriam.
Fonte: Portal FMA
“Preservar vozes e rostos humanos” é o tema escolhido pelo Papa Leão XIV para o 60º Dia Mundial das Comunicações Sociais 2026. O comunicado divulgado pelo Dicastério para a Comunicação em 29 de setembro reforça as capacidades humanas frente ao cenário influenciado pelas novas tecnologias, como os algoritmos e a Inteligência Artificial.
Segundo o Dicastério, “embora essas ferramentas ofereçam eficiência e alcance, elas não podem substituir as capacidades unicamente humanas de empatia, ética e responsabilidade moral”.
O comunicado divulga o tema escolhido pelo Papa Leão XIV para ser refletido na Festa da Ascenção do Senhor, quando é proposta a celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais. A mensagem definitiva deve ser divulgada em 24 de janeiro, no dia de São Francisco de Sales.
Fonte: Comunicação CNBB
No dia 12 de setembro, o Reitor-Mor, padre Fabio Attard, inaugurou a nova Casa Salesiana Beato Miguel Rua, em Quito. A inauguração fez parte das atividades da primeira visita internacional de animação do Reitor-Mor ao Equador.
Também marcaram presença no evento o arcebispo de Quito, dom Alfredo Espinoza, o superior dos Salesianos no Equador, padre Marcelo Farfán, o reitor da Universidade Politécnica Salesiana, padre Juan Cárdenas Tapia, o padre Luis Mosquera, ecônomo inspetorial, e o padre Esteban Ortiz, diretor do Projeto Salesiano Zona Norte.
Fonte: Agência Info Salesiana – ANS
De 8 a 23 de setembro, as irmãs Filhas de Maria Auxiliadora e leigos que partilham da missão salesiana participaram do Projeto Mornese em Língua Portuguesa 2025, uma experiência formativa que conduz às fontes do carisma salesiano. A itinerância, que passou por Roma, Turim, Mornese e Nizza, na Itália, foi um momento para atualizar as intuições do 24º Capítulo Geral e favorecer uma vivência concreta dos elementos que sustentam a espiritualidade e a missão salesiana no mundo de hoje.
A reflexão do encontro foi inspirada pela conselheira para a Formação, irmã Nilza Fátima de Moraes, e acolhida pelas animadoras do projeto. Elas destacam como prioridade a redescoberta de uma identidade salesiana sólida, enraizada em Cristo, que se alimenta de formação permanente e conduz a um testemunho coerente. Assim, o Projeto Mornese não é apenas uma formação pontual, mas um verdadeiro chamado à renovação da missão salesiana. Cada experiência de oração, partilha, oficinas e celebrações, busca fortalecer em irmãs e leigos a convicção de que o carisma salesiano continua atual e fecundo, especialmente quando vivido em comunhão e com abertura aos desafios do tempo presente.
Fonte: Angélica Novais – Rede Salesiana Brasil