De 30 de janeiro a 4 de fevereiro, a Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga (Inspetoria Salesiana do Nordeste), com sede em Recife, PE, recebeu a visita do Reitor-Mor, cardeal Ángel Fernández Artime. Com o lema “Dom Bosco entre nós”, a visita se desenvolveu com intensa programação, movimentando o Nordeste Salesiano, em especial, as obras de Juazeiro do Norte, CE, e a Região Metropolitana do Recife, PE.
Chegada ao Recife
O Reitor-Mor foi recebido no Aeroporto Internacional do Recife na tarde de 30 de janeiro pelo inspetor, padre Francisco Inácio, e representantes da Família Salesiana. Na Casa Inspetorial, encontrou-se com os diretores de obras salesianas do Nordeste. Depois, ele participou das vésperas da Solenidade de São João Bosco, na Basílica do Sagrado Coração. O momento foi presidido pelo cardeal Ángel Fernández, contando com a participação de Salesianos do Nordeste e vários grupos da Família Salesiana, como Filhas de Maria Auxiliadora (FMA), Associação de Maria Auxiliadora (ADMA), Salesianos Cooperadores, Ex-alunos, Associação Missionária Amanhecer (AMA) e Canção Nova.
Dia de Dom Bosco
Na manhã do dia 31, festa de São João Bosco, dom Ángel Fernández Artime presidiu em Jaboatão dos Guararapes – Colônia Salesiana, a missa da primeira profissão religiosa de dez jovens salesianos das Inspetorias de Recife (São Luiz Gonzaga), São Paulo (Nossa Senhora Auxiliadora) e Porto Alegre (São Pio X).O momento foi concelebrado pelo inspetor da Inspetoria São Luiz Gonzaga, padre Francisco Inácio, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e padres salesianos. A alegria da celebração foi ainda maior com a participação dos inspetores de São Paulo e Porto Alegre, padre Alexandre Luis de Oliveira e padre Ademir Ricardo Cwendrych, respectivamente.
Dom Ángel também visitou o Colégio Salesiano Jaboatão dos Guararapes, e surpreendeu a comunidade educativo-pastoral com sua presença calorosa e atenciosa. Durante sua visita, o cardeal teve a oportunidade de interagir com os estudantes e compartilhar momentos especiais.
À tarde, dom Artime inaugurou a Casa de Repouso e Tratamento de Saúde dos Salesianos da Inspetoria São Luiz Gonzaga. Localizada na comunidade do Bongi, esta casa representa um símbolo do respeito aos padres e religiosos idosos, aqueles que dedicaram a vida ao serviço e à comunidade salesiana.
Juazeiro do Norte
Em meio a músicas que celebram o povo nordestino e a fé da nação romeira, o cardeal Ángel Fernández Artime foi recebido em Juazeiro do Norte, CE, na noite de quarta-feira, 31 de janeiro, no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes.
Abrindo seu primeiro dia na capital da fé, o cardeal Ángel foi acolhido por estudantes e colaboradores do Colégio Salesiano São João Bosco. Em seguida, subiu ao Horto do Padre Cícero, onde visitou a estátua do Patriarca do Nordeste, o Museu Vivo do Padre Cícero e conheceu as benfeitorias do Servo de Deus. Posteriormente, o Reitor-Mor foi ao túmulo do Padim Ciço, na Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
No mesmo dia, no período da tarde, o superior geral da Congregação Salesiana participou de uma coletiva de imprensa, com a presença de 15 veículos de comunicação. Por fim, o cardeal Artime presidiu a santa missa, no largo da Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores, no penúltimo dia da Romaria de Nossa Senhora das Candeias.
Romaria das Candeias
No dia 2, o Reitor-Mor dos Salesianos participou da procissão e encerramento da Romaria das Candeias, uma das mais tradicionais festas da religiosidade popular em Juazeiro. Ao meio-dia, o cardeal uniu-se aos demais bispos, padres, seminaristas, para participar da bênção do chapéu e despedida dos romeiros, que ocorreu na Basílica Santuário Nossa Senhora das Dores.
Porém, foi às 17h que a multidão de fiéis de romeiros começou a preencher o Largo da Capela Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Após a missa solene, todo o povo de Deus uniu-se em procissão pelas principais ruas da cidade, bendizendo e entoando louvores à Mãe das Candeias. O cardeal Ángel Fernández Artime também seguiu em procissão, junto aos demais membros do clero.
Padre Cícero, Salesiano Cooperador
Aconteceu em Juazeiro do Norte, CE, em 3 de fevereiro, a Dedicação da Igreja Senhor Bom Jesus do Horto, que faz parte da Obra Salesiana da cidade. Após mais de duas décadas, o sonho do Servo de Deus, Padre Cícero Romão Batista, foi realizado com a presença do Reitor-Mor, cardeal Ángel Fernández Artime, do bispo diocesano de Crato, dom Magnus Henrique Lopes, e do inspetor Salesiano do Nordeste, padre Inácio Vieira, bem como padres, seminaristas, religiosos e leigos.
Após a distribuição da Sagrada Comunhão, aconteceu a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento. Em seguida, o cardeal Artime leu a Declaração do Servo de Deus, Padre Cícero Romão, como Salesiano Cooperador póstumo.
Encontrão juvenil
No domingo (04), no Colégio Salesiano São João Bosco, aconteceu o encontro do X sucessor de Dom Bosco com inspetores e coordenadores da Família Salesiana. Entre os grupos presentes estavam: Salesianos de Dom Bosco, Filhas de Maria Auxiliadora, Salesianos Cooperadores, Ex-Alunos, ADMA (Associação de Maria Auxiliadora), Voluntárias de Dom Bosco, Voluntários com Dom Bosco, Irmãs Medianeiras da Paz, Filhas da Caridade de Jesus e Comunidade Canção Nova.
Também no domingo realizou-se o encontrão juvenil, que acolheu em Juazeiro do Norte, CE, jovens de várias casas salesianas do Nordeste, como Carpina, Caetés-Abreu e Lima, PE; Fortaleza, CE; Aracajú, SE e Oeiras, PI; todos jovens que pertencem à Articulação da Juventude Salesiana (AJS).
À noite, no cardeal presidiu a celebração eucarística e a profissão religiosa perpétua de três jovens: Gabriel Ferreira da Silva, Pedro Francisco Xavier Neto e Wellington Martins da Silva.
Colaboraram com textos e fotos: Serviço Inspetorial de Comunicação Social, Thaís Cândido, Carol Ferreira, Renata Barbosa, Joca Fotografia e Lampiar Comunicação.