Neste ano, estamos comemorando o bicentenário do Sonho dos Nove Anos, que Dom Bosco narra nas Memórias do Oratório de São Francisco de Sales. Foi, certamente, um sonho que, como ele mesmo diz, o marcou para toda a vida: “Não pude nunca tirar aquele sonho da minha cabeça”. No sonho, Maria, colocada como Mestra de Joãozinho por Jesus, dá o primeiro grande ensinamento para ele: “A seu tempo, tudo compreenderás!”.
Realmente, Dom Bosco foi percebendo a importância do sonho conforme ia avançando, tanto em idade, como no amadurecimento humano. E por isso a missa que ele rezou na nova Basílica do Sagrado Coração de Jesus em Roma, no dia 16 de maio de 1877, foi muito emocionante para ele. Ficou comovido durante toda a missa. Tinham se passado 62 anos daquele sonho e ali, naquele dia, estava acontecendo o coroamento da missão que tinha recebido no início da sua vida. “Eu tinha tão viva diante dos meus olhos a cena de então, quando eu tinha 10 anos, sonhei com a Congregação, e via e ouvia tão bem os meus irmãos e a minha mãe a discorrer e questionar o sonho que tive,” disse ele.
Assim ousamos dizer que deste sonho brotou toda a Obra Salesiana. Ele foi como que a semente, da qual se originaram o Oratório de São Francisco de Sales, os Salesianos, os Salesianos Cooperadores, a Associação de Maria Auxiliadora, as Filhas de Maria Auxiliadora, o apostolado da boa imprensa, o Boletim Salesiano, as missões salesianas e, posteriormente, através dos seus filhos, novos grupos que hoje formam a Família Salesiana.
Caro leitor do Boletim Salesiano: apresentamos nesta edição muitas atividades, ações que são realizadas pela Família Salesiana no Brasil e no mundo, dando continuidade ao sonho de Dom Bosco. Nesta edição, o Reitor-Mor fala exatamente disso, quando ele diz que “o sonho está mais presente do que nunca”.
Carlos R. Minozzi apresenta a figura de Mamãe Margarida, aquela que profetizou: “Talvez você venha a ser sacerdote”. Esta mulher (8 de março é o dia da Mulher) certamente merece todo louvor, porque foi uma grande educadora, evangelizadora e apoiadora, não só dos seus filhos, mas posteriormente dos meninos pobres do Oratório de Dom Bosco. E o Sínodo continua. Padre João Mendonça reforça que “um dos desafios pastorais da Igreja Católica que vive entre avanços e retrocessos é incentivar o ecumenismo e o diálogo inter-religioso”.
Fernando Campos Peixoto apresenta para os jovens um convite para vivenciar este tempo de Quaresma através de uma fórmula bem simples: “Colocar todo o ensinamento de Jesus e o seu amor em atos concretos”. Nossa linguagem tem que ser revista à luz do mandamento do amor. Deste mandamento brota também a amizade social, tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Irmã Márcia Koffermann termina o seu artigo sobre este assunto dizendo algo bem salesiano: “O mundo de hoje precisa mais de ternura, de gentileza e de pessoas que ressaltem o bom e o belo para curar as feridas causadas pelo ódio e pela amargura que se espalham em nossas comunidades. Precisamos alimentar o espírito e a mente de coisas boas para podermos falar e agir com gentileza e bondade”.
Katiane Fátima de Gouvêa apresenta um artigo onde fala do cuidado da Criação: “Refletir sobre a Criação é um exercício íntimo e essencial, um chamado ao reconhecimento de como nossas escolhas cotidianas podem afetar profundamente o equilíbrio e a perfeição da obra divina”. “Na vida salesiana, aprendemos com Dom Bosco, a fazer tudo com gosto, senão a coisa não anda”, diz o padre Valdemar Pereira dos Santos no poema que conclui a edição do Boletim Salesiano.
Por tudo isso, também nós dizemos que o Sonho dos Nove Anos está mais vivo do que nunca.
P. Tarcizio Paulo Odelli
Diretor do Boletim Salesiano Brasil
Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli
Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes
Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br
Redes sociais
Isabel Barros
Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura
Foto editorial
freepik.com / jcomp
Foto de capa
istock / Carlos Barquero Perez
Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas
Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br
Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357
O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.