O Projeto Educomunicação em Ação Social é uma iniciativa da Rede Salesiana Brasil, junto ao seu setor de Captação de Recursos, a União pela Vida (UPV), que promove a criação de condições positivas para o enfrentamento e a superação de situações de risco e violações dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Na realidade do Instituto Salesiano de Assistência Social, em Curitiba, PR, onde é atendida a comunidade de Parolin e região, o Projeto Educomunicação em Ação Social “oferece oportunidades de incentivo a uma leitura mais crítica e consciente do mundo, contribuindo dessa forma com elementos essenciais aos nossos educandos, em termos de leitura e escrita, e como mecanismo de emancipação e protagonismo”, comenta a pedagoga e educadora social Patrícia Santos Machado.
“Para isso, o projeto trabalha com gamificação, aprendizagem criativa e as referências aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) difundidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em forma de oficinas desenvolvidas pelo oficineiro com crianças na faixa etária de 10 a 13 anos”, completa Patrícia.
Em 2023, foram atendidas 30 crianças na Obra Social Salesiana de Curitiba, em turmas divididas entre manhã e tarde. “Os resultados nas crianças foram visíveis, por exemplo, no simples fato de a criança se limitar a não conseguir fazer uma atividade, ou até mesmo escrever, desenhar etc. Em um determinado tempo, pude observar que as crianças, quando estimuladas a fazer sem medo de estarem erradas, conseguem desenvolver algo que até elas mesmas não esperavam. Então, o espaço na sala, e no projeto de Educomunicação, é onde elas podem tentar sem medo de fazer errado”, explica Patrícia, que ficou responsável por sua primeira turma do projeto durante o ano de 2023.
Desde ampliar a visão de mundo até o auxílio na construção do projeto pessoal de vida, Patrícia afirma que alguns fatores se destacam como mais importantes na implantação do projeto Educomunicação em Ação Social. “É dentro da sala, aplicando esse projeto, que vejo muitos sonhos despertarem e muitas crianças percebendo maiores possibilidades, pensando no futuro e sem limites de sonhar”, conclui.
Você também pode fazer a diferença na vida de crianças, adolescentes e jovens de todo o Brasil sem sair de casa. Acesse upv.org.br e torne-se um doador.