História

Realizado o 1º Encontro de Museus Salesianos

O 1º Encontro Global dos Museus Salesianos foi realizado em Turim, na Itália, de 18 a 22 de janeiro.
Marcos Lima

O Colle Don Bosco, em Turim, na Itália, foi o cenário do 1º Encontro Global dos Museus Salesianos, onde representantes dos museus da América Latina, Europa e Ásia se reuniram de 18 a 22 de janeiro. Organizado pelo Setor de Missões e liderado pelo padre George Menamparampil, o evento teve como principais objetivos fortalecer os laços culturais e promover a troca de conhecimentos entre os gestores de museus salesianos de diferentes continentes.

O Brasil esteve presente no encontro com a participação dos coordenadores do Museu das Culturas Dom Bosco em Campo Grande, MS, Dirceu Mauricio van Lonkhuijzen, e do Museu da Obra Salesiana no Brasil (MOSB) em São Paulo, SP, Marcos Lima.

Durante os cinco dias do evento, os participantes foram envolvidos em palestras, mesas-redondas e exposições itinerantes que destacaram as influências culturais e educacionais dos museus salesianos. A ênfase recaiu sobre a promoção da compreensão da identidade missionária salesiana, buscando sua plena aceitação e incorporação ao trabalho diário das instituições.

Rede global dos museus salesianos
Para Letizia Pecetto, que desde 2001 é curadora responsável pelo Museu Etnológico Missionário, localizado no Colle Dom Bosco, a importância do encontro foi despertar os participantes para a necessidade da criação de uma Rede de Museus Missionários Salesianos. “Se estivermos unidos, enriquecemo-nos cultural, profissional e também humanamente para fazer viver as populações que criaram todos estes objetos e também para testemunhar o trabalho dos missionários Salesianos de Dom Bosco”, ressalta Pacetto.

Assim, o encontro também serviu como um movimento do Setor das Missões para constituir a criação de uma rede global de museus salesianos, visando facilitar a aprendizagem mútua, oferecer suporte e promover o crescimento nos anos vindouros. O objetivo é criar mecanismos e processos para dinamizar essa rede, fomentando a colaboração contínua.

Para Cintia Navas, representante do Museu Regional Salesiano da cidade de Rawson, na Argentina, “o encontro foi muito enriquecedor para todos, permitindo conhecer o que cada um dos museus está trabalhando em diferentes partes do mundo, com realidades diferentes, mas com objetivos e com uma visão que nos une e que nos dá identidade”. Cintia Navas completa afirmando que “é muito importante saber o que cada um de nós tem feito, quais são os nossos objetivos e quais são os desafios que nos atravessam e para os quais, acredito, podemos procurar soluções conjuntas”.

Incentivo educacional
Os responsáveis pelas instituições culturais salesianas têm uma grande missão pela frente: desenvolver e buscar novas estratégias para tornar seus museus mais educativos, adotando uma abordagem alinhada com os princípios salesianos e missionários. Todos são incentivados a buscar a sustentabilidade financeira e a se dedicar à pesquisa das mais recentes inovações em museologia, explorando também o uso das tecnologias mais inovadoras para aprimorar a eficácia de seus museus.

Os participantes do encontro tiveram ainda a oportunidade de realizar visitas técnicas a algumas instituições importantes, como o Museu Etnológico Missionário em Castelnuovo Don Bosco; o Museu Camponês, no Colle Don Bosco; o Museu de Mamãe Margarida, em Capriglio; e o Museu Casa Dom Bosco, em Turim-Valdocco.

Ao final do evento, os responsáveis pelas instituições culturais salesianas receberam a visita do Reitor-Mor, Cardeal Ángel Fernández Artime, que expressou sua satisfação com o encontro, enfatizando que a reunião dos museus de diferentes continentes fortaleceu a compreensão mútua e enriqueceu o compromisso com a preservação da herança salesiana.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Novos Pátios

A seguir
Ação Social

© 2024 Copyright - Boletim Salesiano Brasil