Os acadêmicos de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas de Santos, SP, realizaram, entre os dias 13 e 21 de janeiro, a 15ª expedição do Projeto Acadêmico de Assistência aos Povos Indígenas (PAAPI). Desde o ano de 2009 os acadêmicos dessa instituição de ensino visitam as missões indígenas Xavante e Bororo, de Sangradouro e Meruri, em Mato Grosso, com o objetivo de prestar assistência básica à saúde, coletar dados por meio de visitas domiciliares e promover ações de medicina preventiva.
Na edição deste ano, o PAAPI reuniu 34 acadêmicos do primeiro ao terceiro ano de Medicina, acompanhados de médicos e professores. O projeto é independente e financiado pelos próprios alunos por meio de promoções e eventos durante todo o ano que antecede a viagem. O sucesso do projeto se deve muito à dedicação dos acadêmicos, motivados por uma experiência missionária transformadora, como eles próprios relatam ano após ano, ao retornarem das missões indígenas.
De acordo com os coordenadores da edição deste ano, o PAAPI é mais que um projeto social, mas um gesto de carinho. “Cada atendimento, cada brincadeira, cada simples conversa são formas de expressar nossa preocupação com o povo xavante. Nossas ações giram em torno do propósito maior que é fazer o bem”, explicaram os acadêmicos.
Fonte: Euclides Fernandes - Missão Salesiana de Mato Grosso
Em um ato simbólico e repleto de gratidão, a Prefeitura de Guaratinguetá, SP, representada pelo prefeito em exercício, Regis Yasumura, prestou uma homenagem à Casa do Puríssimo Coração de Maria, em reconhecimento ao seu centenário de fundação e ao impacto social significativo da instituição na comunidade local desde sua fundação.
A cerimônia contou com a participação de representantes da Casa do Puríssimo e da presença salesiana de Guaratinguetá. Também prestigiaram este momento representantes do Colégio do Carmo.
Fundada em 1924 por Monsenhor João Filippo e entregue aos cuidados das Filhas de Maria Auxiliadora, a Casa do Puríssimo Coração de Maria tem sido um marco educativo-pastoral na região, como destacou o prefeito Regis. Com um legado de um século, a instituição é hoje homenageada por inspirar crianças e adolescentes por meio de oficinas esportivas, culturais, lúdicas e ambientais.
Fonte: Serviço inspetorial de Comunicação Social e Comunicação da AJS
Estudantes de escolas e obras sociais da Rede Salesiana Brasil tiveram um ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2023. Entre os exemplos, está João Humberto Bousquet Boynard de Faria, aluno do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA), em Campos dos Goytacazes, RJ, que recebeu nota 958,6 na seção de Exatas e alcançou a maior nota nacional em Matemática.
João Humberto, hoje com 17 anos, ingressou no CENSA no pré-maternal. Desde então, junto à equipe docente da instituição salesiana, vem traçando uma trajetória de grandes conquistas acadêmicas, reconhecidas pela Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) por dois anos seguidos (2017 e 2018).
Apenas 60 redações tiveram nota mil no ENEM 2023, e uma delas também foi alcançada por uma ex-aluna salesiana. Marianna Herber, de 19 anos, é de Uberlândia, MG, e ingressou no Instituto Teresa Valsé (ITV) em 2011, para cursar o Ensino Fundamental I, concluindo os estudos na escola salesiana em 2021. Agora, com as notas obtidas no Enem, Marianna pretende finalmente ingressar no curso de medicina em uma universidade pública do Brasil. Ela ressalta a constância nos estudos como a sua principal ferramenta para ser uma das redações nota mil de todo o país.
Outro destaque do último ENEM é Matheus Henrique, jovem aprendiz da Escola Dom Bosco do Recife, PE, que conquistou a nota de 960 na prova de Redação. “Eu participava de ‘aulões’ na minha escola e fazia redações que a minha professora de língua portuguesa passava, em um projeto de redação que ela tinha na EREFEM Barros de Carvalho, localizada no Cordeiro- Recife”, conta Matheus. Seu desempenho não apenas destaca a promoção de escolas públicas, mas também ressalta seu comprometimento e dedicação aos estudos.
Fontes: Equipe de Comunicação - Rede Salesiana Brasil e Inspetoria Salesiana do Nordeste
No domingo, 7 de janeiro, dia da Epifania do Senhor, a Paróquia São Miguel Arcanjo, com sede em Iauaretê, AM, Diocese de São Gabriel da Cachoeira, se alegrou com o início de uma nova comunidade cristã no Rio Papuri, comunidade conhecida como “Cabeça da Onça,” onde habita uma parcela do povo Hupda.
Depois de um ano intenso de preparação e acompanhamento, chegou o grande dia em que 95% da comunidade aderiu ao batismo. Antes ninguém ainda havia recebido este sacramento. Ao todo, foram 46 batizados. Padre Wellington Abreu, pároco, afirmou que “foi um dia histórico e marcante para a vida paroquial e para a sua vida, pois o sentimento é somente de gratidão a Deus que continua realizando sua Epifania se manifestando literalmente a todos os povos sem distinção e continua a fazer em toda a parte novos discípulos e discípulas”.
Outra grande alegria foi a escolha do santo padroeiro da comunidade: foi escolhido Santo Artêmides Zatti, salesiano irmão canonizado há mais de um ano que ofertou a sua vida para os pobres, principalmente os doentes.
Fonte: Inspetoria São Domingos Sávio
Em seu primeiro desfile no Grupo de Acesso I de São Paulo, a Escola de Samba Dom Bosco de Itaquera conquistou o terceiro lugar, com uma pontuação geral de 268,8. Neste ano, a escola comandada pelo padre Rosalvino Morán Vinãyo, SDB, exaltou em forma de cordel a força do povo nordestino e as riquezas dessa região. O enredo “Um causo arretado de um povo pra lá de valente…O cordel de um nordeste independente” foi desenvolvido pelo carnavalesco Danilo Dantas.
A escola de samba nasceu no ano 2000, a partir da Obra Social Dom Bosco, como uma iniciativa para resgatar a juventude de Itaquera, bairro da Zona Leste de São Paulo, promovendo a alegria salesiana e a diversão saudável no carnaval.
A usina fotovoltaica, também conhecida como fazenda solar ou parque solar, representa um importante investimento para a transição energética, necessária para manter a continuidade de vida no planeta, na Casa Comum, conforme nos lembra o Papa Francisco.
Diante dessas reflexões, a Inspetoria São João Bosco desenvolveu dois projetos: Salê Sustentável, que tem como objetivo fomentar ações educativas-pastorais para o cuidado com a Casa Comum nas presenças salesianas; e o investimento em duas usinas fotovoltaicas em 2023, para geração de energia limpa nas presenças salesianas.
A primeira usina fotovoltaica a iniciar funcionamento está localizada em Vitória, onde são realizadas atividades educativas e pastorais com crianças, adolescentes e jovens no Colégio Salesiano Nossa Senhora da Vitória, Colégio Salesiano Jardim Camburi, Pré-Vestibular Dandara, Oratório Festivo Dom Bosco, Capela Salesiana Dom Bosco, CESAM (Programa de apoio à inserção no mercado de trabalho) e Centro Universitário Salesiano (Unisales).
A segunda está localizada na Presença Salesiana de Pará de Minas, MG, beneficiando, aproximadamente, 1.200 crianças, adolescentes e jovens que são atendidos anualmente pelo Centro Juvenil São Domingos Sávio (Patronato), Centro Juvenil Dom Bosco (BH), Oratório Festivo São João Bosco (Pará de Minas) e CESAM da cidade de Belo Horizonte, MG.
Fonte: Deivisson Tavares e Carolina Neves
Em 3 de fevereiro, foi realizada em Juazeiro do Norte, CE, a Dedicação da Igreja Senhor Bom Jesus do Horto, que integra a obra salesiana da cidade.
Às 18h, em procissão de entrada, o clero subiu ao presbitério. A presidência da celebração foi de dom Magnus Henrique, bispo da Diocese de Crato. Também participaram da celebração o cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos; padre Inácio Vieira, inspetor salesiano do Nordeste, e padres salesianos e diocesanos.
O rito da dedicação iniciou com a bênção da água e aspersão. Após a Liturgia da Palavra, foi cantada a ladainha, feita a deposição das relíquias (São João Bosco, São Domingos Sávio e Beata Benigna Cardoso). Em seguida, ocorreu a unção do altar e das paredes da igreja, bem como sua incensação. De forma significativa, foram acesos os candeeiros ao redor do templo.
Após a distribuição da Sagrada Comunhão, ocorreu a inauguração da Capela do Santíssimo Sacramento. Em seguida, o cardeal Ángel Fernández Artime leu a Declaração do Servo de Deus, Padre Cícero Romão, como Salesiano Cooperador Póstumo.
A celebração foi encerrada com o descerramento da placa, queima de fogos e apresentação da Filarmônica Bom Jesus, de Matriz de Camaragibe, AL.
Fonte: Thaís Cândido
Com o objetivo de ajudar a superar as barreiras linguísticas enfrentadas por jovens xavante em seu cotidiano, especialmente nas idas à cidade, a Missão Salesiana de Mato Grosso realizou, de 15 a 19 de janeiro, a primeira semana de língua portuguesa para os interessados. A iniciativa busca proporcionar melhores condições de comunicação e compreensão da língua nacional.
A proposta dos salesianos da presença missionária de Sangradouro previa a participação de 20 alunos nesta primeira edição. Entretanto, o número de estudantes interessados chegou a 25.
A orientação do curso ficou a cargo da professora Thirly Vieira de Moraes, pedagoga e docente de Letras em duas escolas de Primavera do Leste, MT. O curso contou também com a colaboração dos professores xavante, Sara e João Domingos, da E.E. Indígena São José de Sangradouro.
Esta é a primeira experiência voltada para jovens e adolescentes xavante. Após a conclusão do curso, os jovens passaram por uma avaliação para projetar futuras experiências para os interessados.
Fonte: Euclides Fernandes – Missão Salesiana de Mato Grosso