Semanas Missionárias

Jovens missionários agitam o Brasil salesiano

Durante o mês de julho e início de agosto, jovens de diversas presenças salesianas em todas as regiões do Brasil realizaram atividades missionárias e de serviço aos mais carentes. Confira! Clique nos trechos em destaque para saber mais detalhes de cada ação.
Com informações: Comunicadores das Inspetorias Salesianas

Em todas as regiões do país, centenas de jovens das diversas presenças dos Salesianos de Dom Bosco (SDB) e das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) dedicaram suas férias de julho a levar a alegria e a espiritualidade salesianas a quem mais precisa, participando de atividades como as Semanas e Jornadas Missionárias e as Colônias de Férias Salesianas.

AMJ fortalece missão salesiana na Região Sul
Na Região Sul do Brasil, a Animação Missionária Juvenil (AMJ) 2025 foi realizada de 13 de julho a 2 de agosto e reuniu mais de 450 jovens participantes em quatro cidades: Guarapuava, PR; Ascurra e Joinville, SC; e Viamão, RS. A edição marcou os 15 anos do projeto e integrou as comemorações pelos 150 anos do envio da primeira expedição missionária de Dom Bosco à América.

Como já é tradicional na região, a AMJ foi realizada em conjunto pelasinspetorias São Pio X, dos SDB, e Nossa Senhora Aparecida, das FMA. Em Guarapuava, PR, amissão ocorreu de 13 a 19 de julho, reunindo 159 participantes, incluindo 95missionários, 35 coordenadores, 17 formandos salesianos, duas irmãs FMA evoluntários locais. Foram realizadas atividades nas comunidades da Paróquia SãoJoão Bosco, além de oratórios no Instituto Assistencial Dom Bosco (IADB) queatenderam cerca de 160 crianças e adolescentes.

Em Santa Catarina, a AMJ foi realizada de 20 a 26 de julho em dois municípios: em Ascurra participaram 95 missionários, com atividades nas comunidades da Paróquia Santo Ambrósio; e Joinville recebeu 83 missionários e coordenadores, que realizaram visitas e participaram de celebrações e oratórios nas comunidades da Paróquia Senhor Bom Jesus.

em Viamão, RS, a missão foi realizada de 27 de julho a 2 de agosto na Paróquia São João Maria Vianney, com 110 participantes. No total, a AMJ 2025 registrou 3.590 visitas às casas de paroquianos e alcançou aproximadamente 260 crianças, adolescentes e jovens nas atividades recreativas e formativas.

O inspetor salesiano, padre Ademir Ricardo Cwendrych, destaca que a AMJ é um tempo de encontro e serviço. “Estamos celebrando 150 anos do envio da primeira expedição missionária por Dom Bosco à América. A chegada desses primeiros salesianos jovens inspirou e inspira ainda hoje a renovar esse espírito missionário”, afirma. Para ele, a proposta da AMJ é oferecer aos adolescentes e jovens uma vivência de fé e discernimento, semeando vocações para toda a Igreja.

Jornadas Missionárias levam esperança e fé a comunidades
Entre os dias 20 e 26 de julho, jovens das presenças salesianas nas cidades mineiras de Belo Horizonte, Araxá, Barbacena e São João Del-Rei participaram da Jornada Missionária Salesiana, realizada na Arquidiocese de Montes Claros, MG. O encontro reuniu cerca de 100 jovens missionários das presenças salesianas e paroquianos locais em uma experiência marcada por fé, serviço e alegria.

Durante a semana, os jovens foram enviados em missão para diversas comunidades rurais e distritos da região, como Grão Mogol, Matias Sanches, São Judas, Cabeçada, Riacho do Meio, Palmital, Vila Sítio, Sapé, Vista Alegre, Campo Alto, Americana, Bocaina, Jacaré, Bamburral e Vale das Cancelas.

Nas comunidades, os jovens missionários realizaram visitas às famílias, celebrações eucarísticas, encontros com crianças, adolescentes e jovens, além de momentos de espiritualidade, partilha e solidariedade. Em cada gesto, os jovens testemunharam o carisma de Dom Bosco, levando esperança, escuta e presença às realidades mais necessitadas.

A região Nordeste também recebeu, durante o mês de julho, dois grupos da Ação Missionária Salesiana, organizada pela Inspetoria São João Bosco, com sede em Belo Horizonte, MG. Além da cidade de Montes Claros, MG, a Ação Missionária também foi realizada em Imperatriz, MA, de 13 a 20 de julho, com o envolvimento das comunidades locais de Palmas, TO, e Brasília, DF. Já a cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia, recebeu os jovens da presença salesiana de Pará de Minas, MG.

Nos dias 25, 26 e 27 de julho, aconteceu a Jornada Missionária na presença salesiana de Niterói, RJ, com a participação de alunos, ex-alunos, educandos e membros da juventude salesiana. Na programação, com o tema “de volta ao propósito”, os jovens foram envolvidos em diferentes formações com ênfases no Ano Santo, no Jubileu de 150 anos da Primeira Expedição Missionária Salesiana, na missão e na perseverança. Durante a jornada, o grupo missionário realizou visitas às casas das famílias da comunidade do Morro do Zulu e fizeram oratório festivo na Capela Dom Bosco, em Santa Rosa, com a presença de crianças e adolescentes que residem nas proximidades. Além disso, houve atividades na Capela São Domingos Sávio.

A Inspetoria Madre Mazzarello (BMM), das FMA, também realizou a Missão Juvenil salesiana durante o mês de julho em duas localidades: em Nova Friburgo, RJ; e nas aldeias de Meruri e São Marcos, no Mato Grosso. Participaram jovens das presenças de Belford Roxo, RJ; Rio das Ostras, RJ; Linhares, ES; Brasília, DF; e Belo Horizonte, MG.

Semanas Missionárias mobilizam mais de 1.300 jovens em São Paulo
Ao longo do mês de julho, a Inspetoria de Nossa Senhora Auxiliadora, dos SDB de São Paulo promoveu mais uma edição da Semana Missionária, projeto tradicional que mobilizou 27 grupos de diferentes comunidades. A iniciativa envolveu cerca de 1.300 participantes, sendo a maioria adolescentes do 1º ao 3º ano do ensino médio, além de pais, assessores de pastoral, salesianos em formação, padres e irmãos.

Durante a Semana Missionária, cada grupo se dedicou ao atendimento pastoral de uma paróquia ou comunidade específica. A programação se estendeu de domingo a domingo e incluiu visitas domiciliares pela manhã, com bênçãos e momentos de oração nas casas, atividades recreativas como oratórios e gincanas à tarde, e celebrações especiais à noite.

a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), das FMA, promoveu entre os dias 6 e 13 de julho as experiências da Juventude Missionária Salesiana em algumas cidades do Estado de São Paulo: Salto, São Simão, Taubaté e Quiririm (distrito de Taubaté). A iniciativa envolveu dez grupos, e reuniu 183 jovens e 42 assessores, entre leigos e irmãs FMA.

Durante a Semana Missionária, os participantes se organizaram em equipes acompanhadas pelos assessores, para que os grupos se revezassem em diferentes tarefas, colaborando na rotina da casa, na organização dos oratórios, nas orações e na preparação das celebrações.

A programação diária da missão consistia em três momentos: pela manhã, os jovens iniciavam com o café, seguido de um momento de mística e oração. Em seguida, os grupos saíam para abençoar as casas da comunidade. As tardes eram dedicadas aos oratórios salesianos, que reuniam crianças e jovens para momentos de recreação, esportes, oficinas e atividades voltadas também às mães da comunidade. À noite, a programação seguia com celebrações abertas à comunidade local, preparadas pelos jovens e assessores.

Outro destaque dos jovens missionários paulistas é que oito integrantes do Grupo de Animação Missionária (GAM) realizaram uma intensa experiência missionária nas presenças salesianas e aldeias indígenas do Mato Grosso, com foco na Missão Salesiana de Meruri. A proposta da expedição foi proporcionar uma vivência mais profunda da missão salesiana aos jovens do GAM, reforçando o espírito de compromisso com a evangelização inculturada, a justiça e a paz.

Experiências nas presenças missionárias de Mato Grosso
As presenças da Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) receberam várias missões juvenis durante as férias de julho, a começar pelos próprios formandos da Inspetoria. Durante todo o mês, os formandos estiveram nas presenças de Rondonópolis, Meruri, São Marcos, Três Lagoas e Barra do Garças. Eles participaram do cotidiano das obras e colaboraram nas ações apostólicas, além de viverem momentos de convivência e partilha fraterna.

os pré-noviços da MSMT realizaram uma expedição missionária pelas presenças entre os povos indígenas. A atividade iniciou em Sangradouro nos dias 8 e 9, seguiu para Meruri entre os dias 10 e 15, e concluiu em São Marcos nos dias 16 e 17. No trajeto de ida e retorno, os missionários passaram pelas presenças salesianas nas cidades de Rondonópolis e Primavera do Leste.

Outra experiência missionária da Inspetoria foi a Jornada Salesiana da Juventude. A Jornada aconteceu entre os dias 1º e 3 de agosto no salão do Oratório Filhos de Dom Bosco, em Rondonópolis. O evento reuniu mais de 200 adolescentes e jovens de diversas presenças salesianas. Participaram do encontro representantes do Centro Juvenil de Poxoréu, da presença salesiana de Primavera do Leste e da comunidade de Meruri.

Os jovens participaram de atividades esportivas, dinâmicas de grupo, momentos de adoração ao Santíssimo e rodas de partilha. A programação incluiu ainda a pregação do delegado inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, padre Aldir da Silva. Os salesianos de Rondonópolis conduziram as “boas noites”. O irmão salesiano Mário Bordignon testemunhou sobre o martírio do padre Rodolfo Lunkenbein e de Simão Bororo, ocorrido em Meruri.

A Jornada Salesiana da Juventude também aconteceu, no mesmo período, em Indápolis, MS. Mais de 300 pessoas, provenientes das presenças salesianas de Campo Grande, Corumbá e da própria cidade de Indápolis, estiveram presentes no evento que transbordou a alegria e a espiritualidade salesiana através da juventude.

Destacaram-se também as Colônias de Férias, como a realizada na obra social Cidade Dom Bosco, em Corumbá, MS. Na última semana de julho, os adolescentes atendidos na instituição participaram de atividades variadas, encerrando com uma confraternização, em 30 de julho, com atividades recreativas e momentos de integração.

Entre os que promoveram os momentos de recreação e os passeios para os adolescentes atendidos pelos programas sociais esteve um grupo de 11 jovens missionários italianos, acompanhados pelo padre Giovanni Pojer, da cidade de Mogliano Veneto.

Alegria e fé nas Colônias de Férias do Nordeste
Várias presenças salesianas do Nordeste do Brasil realizaram em julho uma nova edição das Colônias de Férias Salesianas, que já são tradicionais nas férias de janeiro em toda a região.

Entre os exemplos, esteve a Colônia de Férias do Oratório Padre Cícero. De 21 a 26 de julho, crianças da comunidade Colina do Horto, em Juazeiro do Norte, CE, participaram do evento. A iniciativa, que faz parte do calendário pastoral e educativo da Obra Salesiana – Horto do Padre Cícero, proporcionou uma semana de atividades formativas, recreativas e educativas durante o período de recesso escolar.

Durante a semana, as crianças participaram de oficinas, dinâmicas e jogos, sempre em um ambiente seguro e acolhedor. A proposta da Colônia é oferecer, no período das férias escolares, um espaço de lazer com propósito formativo, alinhado aos valores humanos e cristãos.

Em Gramoré – Natal, RN, a Colônia de Férias Salesiana aconteceu durante todo o mês de julho, celebrando 20 anos de realização do evento. Com o tema “O sonho que vos faz sonhar”, a programação reuniu crianças, adolescentes, educadores e voluntários em uma experiência de fraternidade, diversão e formação. O destaque é que a maioria dos voluntários da Colônia foi formada por jovens da Articulação da Juventude Salesiana (AJS).

Jovens da Amazônia se mobilizam em encontros e atividades missionárias
Os alunos e educadores do Colégio Dom Bosco – Unidade Centro, em Manaus, AM, participaram, entre os dias 11 e 13 de julho, da Missão Amazônia Salesiana, no município de Iranduba, AM. A ação teve como objetivo promover momentos de evangelização, solidariedade e vivência comunitária, fortalecendo os valores salesianos entre os participantes. Durante a missão, foram realizadas visitas às famílias, celebrações, atividades recreativas e educativas com crianças e adolescentes da comunidade local.

Em 13 de julho, a Paróquia São José, em Ji-Paraná, RO, acolheu a celebração de abertura da Missão Amazônia em Ji-Paraná. A cerimônia foi presidida pelo padre Gilson Falcão, que apresentou os salesianos participantes e abençoou os jovens missionários que, ao longo da semana, percorreram as comunidades do interior, setores Padre Miguel, SS Virgem e Aparecida.

Além de Rondônia e do Amazonas, a Missão Amazônia Salesiana também ocorreu nos estados do Pará e Acre.

Membros da juventude salesiana também estiveram entre os jovens da Amazônia que participaram do Jubileu dos Jovens, em Roma, na Itália. O grupo participou do Jubileu e realizou uma peregrinação de 17 dias entre Roma e cidades de Portugal sob o comando do bispo salesiano dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo de Macapá e referencial para a juventude no Pará e Amapá.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Novos Pátios

A seguir
Juventude

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil