Editorial

Profetas da Esperança: iluminados pela Palavra, guiados pelo espírito salesiano

Setembro, mês da Bíblia, convida-nos a mergulhar de novo na Palavra de Deus e a deixá-la ser fonte de vida e de esperança. Neste ano, somos chamados a voltar os olhos para a Carta de São Paulo aos Romanos, verdadeiro hino à esperança que nasce da fé em Cristo. Ali, o apóstolo afirma: “A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,5).

Em um mundo atravessado por crises, violências e polarizações, a Palavra nos lembra que a esperança cristã não é ingênua nem alienante. Ela brota da certeza de que Deus já realizou em Cristo a vitória sobre o pecado e a morte. Essa esperança não se reduz a uma espera passiva, mas impulsiona os cristãos a viverem como testemunhas, transformando a realidade pelo amor gratuito, pelo perdão e pela fé viva. Prova disso são os atuais exemplos de santidade que são apresentados para nós neste Boletim Salesiano: Ir. Troncatti, os jovens Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis.

O Pe. Fabio Attard, recorda-nos que ser discípulo de Jesus significa assumir a lógica do “Eu, porém, vos digo”. Enquanto a cultura dominante insiste na vingança, na competição e na busca de vantagens, o Evangelho abre outro caminho: o da gratuidade e do perdão. Ser profetas do perdão é ter a coragem de romper o ciclo do ódio e da violência; ser profetas da gratuidade é responder às necessidades do irmão sem esperar recompensas.

Aqui vemos um ponto luminoso de encontro com a espiritualidade salesiana. Dom Bosco foi, antes de tudo, um educador da esperança. Para ele, bastava que um jovem soubesse ser amado para que sua vida se transformasse. O Sistema Preventivo, com seus pilares — razão, religião e amorevolezza — é um modo concreto de encarnar hoje a esperança cristã: razão que educa para escolhas responsáveis, fé que aponta horizontes maiores e amor que se faz proximidade cotidiana.

Paulo escreve aos Romanos em meio a tensões e incertezas. Dom Bosco educava jovens marcados pela pobreza e pelo abandono. Nós vivemos tempos de guerra, exclusão e esvaziamento de valores. O cenário muda, mas a missão permanece: acender lâmpadas de esperança na escuridão. Isso só será possível se, iluminados pela Palavra, formos comunidades proféticas de perdão e de gratuidade, onde os jovens encontrem exemplos de humanidade realizada.

Celebrar o mês da Bíblia, portanto, é renovar nossa vocação de educadores da fé e da esperança. Que a Família Salesiana, cada comunidade salesiana, cada grupo juvenil, cada educador e catequista se reconheça chamado a ser profeta da esperança, vivendo a Palavra como força transformadora. Afinal, como recordava Dom Bosco: “Basta que sejais jovens para que eu vos ame”. Eis a lógica do Evangelho vivido no cotidiano: amor gratuito que gera esperança.

P. Tarcizio Paulo Odelli, SDB
Diretor do Boletim Salesiano – Brasil

Expediente

Diretor Geral
Pe. Tarcizio Paulo Odelli

Conselho Editorial
Ir. Adair Aparecida Sberga
SC Jéssica Guimarães
Euclides Fernandes Brites
S. Fernando Campos Peixoto
Pe. João da Silva Mendonça Filho
Ir. Luzinete Rego Freitas
Ir. Maike Loes

Editora
Ana Cosenza – MTb 25.847
e-mail: ana.cosenza@sdb.org.br

Redes sociais
Isabel Barros

Projeto Gráfico
Luis Felipe Moura

Foto editorial
Casa Geral Salesiana

Foto de capa
Foto montagem com imagens das Inspetorias Salesianas

Coordenadora Executiva da RSB
Maria Dantas

Rede Salesiana Brasil
W3 Sul, Quadra 506, Bloco B, lojas 65/
6670350-525 – Brasília – DF
Fone: (61) 3214-2300
Home page: www.boletimsalesiano.org.br

Informações
Serviço de Atendimento a Rede (SAR)
sar@rsb.org.br / (61) 3214-2300 / (61) 9 9269-5357

O Boletim Salesiano, fundado por Dom Bosco em 6 de Agosto de 1877, atualmente é publicado no mundo todo em 55 edições e 29 línguas, com tiragem anual estimada em mais de 10 milhões de exemplares no total. Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica (em flamengo), Boêmia, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, Equador, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estados Unidos-Leste, Estados Unidos-Oeste, Filipinas, França, Grã-Bretanha, Guatemala, Holanda, Hungria, Índia (em inglês, malaio, tamil, talegu, sinhala e hindi), Irlanda, Itália, Japão, Lituânia, Malta, México, Moçambique, Paraguai, Peru, Polônia, Portugal, Uruguai, Santo Domingo e Tailândia são alguns dos países a publicarem edições nacionais do Boletim Salesiano. Data de 1902 a primeira edição do BS em língua portuguesa, dirigida aos Salesianos Cooperadores de Portugal e do Brasil. O Boletim Salesiano reserva-se o direito de condensar/editar as matérias enviadas como colaboração. Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião da revista, sendo de total responsabilidade de seus autores.

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Sumário

A seguir
Mensagem do Reitor-Mor

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil