Juventude

Movimento Juvenil Salesiano marca presença no Jubileu dos Jovens 2025

Com informações: Agência Info Salesiana – ANS

Entre os dias 28 de julho e 3 de agosto, cerca de 5 mil jovens ligados ao Movimento Juvenil Salesiano (MJS, que no Brasil recebe o nome de Articulação da Juventude Salesiana – AJS) se encontraram em Roma, na Itália, onde participaram do Jubileu dos Jovens e compartilharam os valores inspirados no carisma de Dom Bosco e Madre Mazzarello. Participaram jovens do MJS de 33 países, incluindo o Brasil.

Os jovens salesianos foram recebidos em Roma com a colorida “Feira MSG”, realizada na praça de Dom Bosco, no dia 28 de julho. A iniciativa promoveu um momento de celebração, encontro e partilha entre as delegações do MJS de todo o mundo.

No dia 29 de julho, a juventude salesiana se uniu a, aproximadamente, 120 mil jovens para participar da Santa Missa de boas-vindas à Igreja de Roma. O momento foi presidido por dom Rino Fisichella, responsável pela organização do Jubileu, que agradeceu aos jovens por terem aceitado o convite do Papa para participar do Jubileu.

Vocês são o recurso e o grande potencial do mundo; o mundo precisa de cada um de vocês, hoje, mais do que nunca.

Fé, alegria e arte
No dia 30 de julho, os integrantes do MJS se reuniram em frente à Basílica de São João Bosco para participar do Dia do Movimento Juvenil Salesiano, uma iniciativa que integrou arte, fé, alegria e interculturalidade. Um dos pontos altos foi o Festival #SYMJubilee, que contou com apresentações artísticas de diferentes delegações do MJS.

Após as apresentações artísticas, o Festival abriu espaço para um momento de espiritualidade e a Vigília Eucarística, que foi conduzida pelo padre Rafael Bejarano, conselheiro geral para a Pastoral Juvenil dos SDB. A vigília entrelaçou cânticos, leituras, orações em diferentes idiomas, com momentos de reflexão, confiança e contemplação.

O momento de oração serviu também para refletir sobre as múltiplas realidades do mundo e sobre o empenho pela paz, solicitado pelo Papa Leão XIV, pelo Reitor-mor dos Salesianos, padre Fabio Attard, e pela Madre-geral das Filhas de Maria Auxiliadora, irmã Chiara Cazzuola.

Espiritualidade salesiana
A noite de alegria e espiritualidade concluiu-se com as mensagens do Reitor-mor e da Madre-geral.

“Estou muito feliz por estar aqui, com vocês, neste tempo jubilar, em que podemos caminhar juntos como Igreja e na Igreja. Vocês são o recurso, o grande potencial do mundo; para nós, são a parte mais preciosa da humanidade, como afirmaram Dom Bosco e Madre Mazzarello”, disse a Madre-geral.

Por sua vez, o Reitor-mor convidou os jovens a serem pacificadores: “Na medida em que nos tornamos pacificadores, também nos tornamos missionários da Esperança, onde quer que estejamos, por meio do nosso testemunho, da nossa presença, da nossa bondade, do nosso exemplo. Que Jesus seja a fonte que fortalece a nossa bondade e afasta o medo, porque o mundo precisa de cada um de vocês, hoje, mais do que nunca!”.

Na madrugada de sábado, 2 de agosto, o padre Fábio Attard e a irmã Chiara Cazzuola fizeram o envio dos milhares de jovens do MJS para a vigília e a concelebração eucarística com o Papa Leão XIV, em Tor Vergata.

Jovens da presença salesiana em São João Del Rei, MG, participaram do Jubileu dos Jovens e contam sua experiência. Confira!

Baixe esta matéria em PDF

Reveja
Semanas Missionárias

A seguir
Página do Leitor

© 2025 Copyright - Boletim Salesiano Brasil